Espiritismo em sete lições

Por: Marcelo Camurça

Espiritismo em sete lições se situa na Coleção da Editora Vozes “Religiões em 7 lições” que procura apresentar ao público interessado um panorama das principais religiões no Brasil e no mundo.

Espiritismo em sete lições
Espiritismo em sete lições

Este livro busca apresentar em sete dimensões ou “lições”, o Espiritismo. São elas: o fundador, os fatos fundantes e a expansão do Espiritismo; sua doutrina; seus seres espirituais: espíritos mentores, de luz; seus textos canônicos; seus “rituais” e suas formas institucionais.

Espiritismo não é uma religião com dogmas, mitos, rituais, sacerdotes e templos

Aqui se enfrenta o desafio de situar o Espiritismo dentro das dimensões que compõem as religiões em geral. Dificuldade causada pelo fato do Espiritismo ser um credo sui generis, modelado no século XIX sob a marca da modernidade postulando constituir-se mais como uma doutrina de conteúdo científico e filosófico combinada ao espiritual. Neste sentido, o Espiritismo se recusa ser uma religião com dogmas, mitos, rituais, sacerdotes e templos, estruturando-se a partir de pesquisas, experimentos e estudos, enfim de uma racionalidade, com regras e métodos para alcançar o transcendente. Isto, com implicações e derivações filosófico-morais que redundam numa ética de vida, cujo eixo central é a caridade para com o próximo.

Porém, a despeito do Espiritismo buscar alcançar o transcendente através da lógica e da razão, pode-se encontrar nele correspondências e reconhecer determinadas práticas e conteúdo que podem ser classificados como ritos, cânones e mitos, semelhante as demais religiões universais.

O objetivo do livro é traduzir o modus operandi espírita para o modelo das religiões clássicas

Busca-se nesse livro transplantar as sete lições/dimensões que compõem as religiões em geral para o Espiritismo por aproximações e analogias com os conteúdos convencionais destas religiões, dentro de uma perspectiva da “história comparada das religiões”. Isto dá a vantagem ao argumento deste livro, de fazer uma tradução do modus operandi espírita para o modelo das religiões clássicas, mas ao mesmo tempo destacar as particularidades e originalidades construídas pelo Espiritismo “desde dentro” na sua crítica e arranjo entre ciência e religião, respeitando a dinâmica de sua historicidade.

Ao tomar a via do “estudo comparado das religiões” o conteúdo do livro opta por privilegiar obras de História, Filosofia, Sociologia, Antropologia que tratam do fenômeno do Espiritismo, sendo a pesquisa nas obras doutrinárias espíritas bem menos avultada. Esta opção, permite oferecer a vantagem de não se cair num intricado, árduo e controverso debate doutrinário que move as correntes do movimento espírita, acima dos objetivos de um livro de divulgação.

Adquira já


Marcelo Ayres Camurça é professor-titular do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde se aposentou, retornando à instituição como professor-convidado. É pesquisador-bolsista produtividade do CNPq. Atua também no Programa de Pós-Graduação em História Social da Uerj como professor-visitante.