Educação Infantil

Por: Angela Cristina Munhoz Maluf

Educação Infantil – Práticas Inovadoras e Desafiantes mostra não só as preocupações de educadores com a EDUCAÇÃO INFANTIL, primeira etapa da educação básica, mas abre novas possibilidades e um novo caminho para repensar as intenções pedagógicas e sociais, no sentido de dar resposta à expectativas infantis, apontando para novas tendências e desafios educacionais.

Educação Infantil

É um livro de fácil leitura com 103 páginas, traz sugestões, inspira práticas cotidianas da Educação Infantil, em vista da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Tem como proposta principal estabelecer relações entre a Escola, Família e comunidade, possibilitando o desenvolvimento pleno de cada aprendiz bem como sugestões de salas multipedagógicas para cada etapa da Educação Infantil, sugestões de brinquedos para diferentes faixas etárias, sugestões de rotina na creche e pré-escola, como avaliar o aprendiz na Educação Infantil, a inclusão de crianças com necessidades especiais e o perfil  e atuação do educador na Educação Infantil.

Atualmente o atendimento à criança de zero a cinco anos de idade, tem experimentado significativas mudanças que estão sendo acompanhadas por estudos e pesquisas, em diferentes áreas do conhecimento, cujas conclusões apontaram, cada vez mais, em direção à importância do atendimento à infância para o desenvolvimento integral da criança, como ser único e indivisível, completo e dinâmico, em intensa relação com as pessoas e com o meio social onde está inserida. Desta maneira, podemos dizer que a  Educação Infantil tem a função de colaborar, na Educação Básica, para a construção de uma concepção de criança, cultura e sociedade, através do brincar, do educar, do cuidar e do aprender a aprender.

Devemos entender que a Educação Infantil é um processo que deve acontecer prazerosamente, envolvendo os aprendizes em atividades dinâmicas e adequadas à sua faixa etária e ao seu nível de desenvolvimento.

A Educação Infantil abarca dois eixos de trabalho, o Educar e o Cuidar, ambos devem estar dispostos na ação pedagógica diária e comtemplados no planejamento do educador. Cabe ao educador mediar o processo de construção de conhecimento para promover a autonomia dos aprendizes no que se refere às relações sociais e ao mundo onde estão inseridos.

A interação social e a rotina estruturante, oportunizadas nas atividades diárias pelo educador, possibilitam o desenvolvimento dos esquemas mentais necessários para uma aprendizagem lúdica e significativa.

É preciso que os profissionais que atuam na Educação Infantil compreendam que todos os aprendizes de até 5 anos precisam de momentos diversos, e de algum cuidado especial adequado às suas necessidades individuais.

Na Educação Infantil o aprender deverá ser uma ocupação do brincar, e a escola uma imensa fonte de alegria, prazer e aprendizado.

“Como sementinhas, as crianças trazem todo o seu potencial humano guardado em seu interior, e necessitam que condições sejam criadas para que possam desabrochar por inteiro”.

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Angela Cristina Munhoz Maluf é escritora, palestrante, mestra em Ciências da Educação, pedagoga e educadora física. É membro do Conselho Federal de Educadores e Pedagogos, docente de graduação e pós-graduação, especializada nas áreas de Educação Infantil, Educação Especial, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Saúde Mental e Educação de Jovens e Adultos.