Dica de livros para o Dia do Professor

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro no Brasil, é uma data especial para celebrar e reconhecer a importância dos educadores na formação de indivíduos e no desenvolvimento da sociedade. Ser professor é mais do que transmitir conhecimento; é exercer um papel fundamental na construção de futuros, despertando o pensamento crítico, a criatividade e os valores essenciais para a vida em comunidade.

A origem da data remonta a 1827, quando Dom Pedro I decretou a criação das primeiras escolas primárias no Brasil. No entanto, a celebração oficial do Dia do Professor só foi estabelecida em 1963, como uma forma de valorizar o trabalho árduo e a dedicação dos educadores.

Neste dia, homenageamos aqueles que, com paciência, paixão e empenho, dedicam suas vidas à missão de ensinar e guiar gerações. O trabalho do professor vai além da sala de aula, pois eles não só repassam conteúdos, mas também formam cidadãos, estimulam a curiosidade e ajudam a moldar personalidades.

Para quem deseja presentear esses profissionais e para quem trabalha na área e busca aprender um pouco mais sobre transtornos comportamentais como: TDAH, Hiperatividade, Impulsividade, Desatenção, Autismo, TOD e Dislexia, apresentamos a série “O que fazer e o que evitar – Guia rápido para professores”.

A série é composta por guias práticos com o objetivo de ajudar professores de jardim de infância, ensino fundamental e ensino médio a conhecer, reconhecer e gerenciar alguns dos comportamentos problemáticos mais frequentes que podem ocorrer nas salas de aula. Os guias ilustrados, claros e concisos, escritos no estilo de um caderno de Formação de Professores, sugerem estratégias, comportamentos corretos a serem adotados e ações a serem evitadas em certos contextos.

Cada volume é introduzido por uma curta seção teórica dedicada à apresentação do tipo de transtorno, seguida pelas descrições dos comportamentos problemáticos mais frequentemente encontrados na sala de aula, divididos em capítulos. Cada capítulo é estruturado da seguinte forma:

• No início de cada capítulo, um desenho apresenta o comportamento analisado;

• Explicações do comportamento problemático que está sendo considerado:  Por que ele/ela faz isso?

• Indicações breves e simples que podem ser úteis ao professor como um ponto de referência para decidir rapidamente o que fazer e refletir sobre o que evitar;

• Uma descrição mais aprofundada do comportamento problemático específico que está sendo trabalhado;

• As ferramentas e estratégias educacionais para criar a intervenção;

• Cada capítulo termina com o conselho do especialista: reflexões para compreender melhor e enriquecer a “maleta de ferramentas educacionais” do professor.

Confira abaixo os livros que fazem parte da série e adquira já os seus!

 

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