Artigo: Uma mensagem de Anselm Grün para o Brasil

O monge Beneditino Anselm Grün escreve para seu público no Brasil.

Queridos leitores no Brasil!

Através dos jornais recebo notícias inquietantes sobre a propagação da crise do coronavirus no Brasil. Penso especialmente nos povos indígenas do Brasil, que são ameaçados pela crise e pela falta de assistência médica.

Nós na Alemanha ainda não superamos completamente a crise, mas já conseguimos conviver bem com ela. Assim, lembro-me com carinho dos meus leitores no Brasil. No ano passado, tive o privilégio de vivenciar lindos encontros com alguns de vocês. Todos vocês conquistaram um lugar no meu coração. Nas orações diárias que nós monges fazemos cinco vezes ao dia penso especialmente em vocês. Oro para que a benção de Deus os proteja. Que a benção de Deus possa envolvê-los como um manto que os protege da doença. E que a benção de Deus fortaleça em vocês a esperança de que o povo sobreviverá à crise e aprenda algo dela para o futuro. Todos nós aprendemos com a crise que devemos reavaliar o nosso estilo de vida, nossa maneira de lidar com a criação e também as nossas formas de solidariedade. Sentimos que dependemos uns dos outros. Todos nós podemos ser infectados pelo vírus. Mas também podemos contagiar uns aos outros com o nosso amor. Nós somos responsáveis pelos sentimentos com os quais iniciamos cada novo dia e com os quais interagimos com as pessoas.

Espero que não se sintam sozinhos nesta crise. Aqui no nosso mosteiro, todos os monges e muitas outras pessoas na Alemanha estão pensando em vocês e rezando por todos. Nós oramos pedindo que Deus estenda sua mão sobre vocês e para que atravessem esta crise com uma fé fortalecida, com esperança renovada e com um amor que transforma o convívio.

Com saudações cordiais,

Anselm Grün