Oração da Serenidade: desvendando uma das preces mais famosas do mundo

Uma forte oração para inspirar uma vida emocional saudável, com a esperança em vencer um esforço cotidiano. Assim funciona a Oração da Serenidade, trabalhada em todos os grupos de anônimos, sendo os maiores os Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, e nos grupos de Amor-Exigente.

A cada reunião, a oração é rezada em voz alta pelos participantes. O mecanismo da repetição, pode levar a uma compreensão superficial do seu real significado. Para fugir desta interpretação, a Editora Vozes está lançando o livro “As sete chaves da Oração da Serenidade”, escrito por Roberto Mayer. A obra propõe uma reflexão sob a ótica da espiritualidade pluralista – que é aplicável a membros de qualquer religião.

“A proposta da obra é permitir um aprofundamento na espiritualidade pluralista que a Oração da Serenidade representa: tomando os sete principais conceitos da Oração (apelidados de ‘chaves’) e aprofundando seu significado de um ponto de vista espiritual, filosófico e psicológico, com o objetivo de permitir ao leitor compreender e lidar melhor com as dificuldades da vida. Ainda, o texto é permeado por frases de autores famosos, de todas as épocas e culturas, e contem cerca de quarenta histórias, que servem para ilustrar os conceitos na forma de parábolas, anedotas ou fábulas”, comenta o autor.

Oração da Serenidade

Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária
para aceitar as coisas que não posso modificar,
coragem para modificar as que posso,
e sabedoria para distinguir umas das outras.

As “sete chaves” da Oração da Serenidade foram escolhidas pelo autor com base em sua interpretação do texto da oração. São elas: a serenidade, a aceitação, a coragem, a sabedoria, a força, a fé e a alegria, que formam o coração do texto.

Segundo Roberto, o livro foi pensado para ser lido não apenas de forma sequencial, mas também consumindo apenas as frases, algumas parábolas ou capítulos específicos por vez, conforme o momento que cada leitor estiver passando. A ideia é tornar a leitura mais atraente e permitir a releitura ao longo do tempo, na medida em que a situação pessoal for melhorando.

Sobre a obra, o leitor pode esperar uma inspiração para levar uma vida cada vez melhor. “O conteúdo do livro pretende inspirar o leitor a incorporar os conceitos das sete chaves no seu próprio comportamento – isto é, levando eles para o campo da ação”, encerra o autor.