Preparando a Mesa da Palavra

Por: Ludovico Garmus

Preparando a mesa da palavra

Preparando a Mesa da Palavra é um comentário das leituras da liturgia dominical e festiva, anos A, B e C. A obra visa estimular os cristãos a mergulhar nas riquezas da Palavra de Deus, oferecida com maior abundância na celebração da liturgia eucarística. O Concílio Vaticano II (1962-1965), convocado pelo Papa João XXIII, se propôs a renovar a liturgia eucarística e sacramental, celebrada em latim desde o Concílio de Trento (1545-1563).

Dois documentos emanados pelo Concílio relacionam-se diretamente com a renovação litúrgica: A Constituição Dogmática Dei Verbum (DV) e a Constituição Sacrosanctum Concilium (SC). Os Padres Conciliares estabeleceram dois princípios para orientar a reforma litúrgica: a) Que se prepare para os fiéis uma mesa mais abundante da Palavra de Deus, abrindo-lhes os tesouros bíblicos; b) Dentro de um ciclo de tempo estabelecido se leiam ao povo as partes mais importantes da Sagrada Escritura (SC, 51).

Passados 60 anos desde a aprovação da Constituição Sacrosanctum Concilium (1963), muitos são os frutos que a riqueza da Palavra de Deus mais abundante na renovação da Liturgia continua produzindo. No entanto, os últimos dois Papas voltam a insistir que o pregador da homilia, presbítero ou diácono, prepare bem a homilia para transmitir aos fiéis com mais qualidade a riqueza da Palavra de Deus. Ao ler e meditar os textos sagrados – diz o Papa Bento XVI – o pregador deve se perguntar: 1) O que dizem as leituras proclamadas? 2) O que elas dizem a mim pessoalmente? 3) O que devo dizer à comunidade (Verbum Domini, 59)? Pois, o primeiro destinatário da Palavra é sempre o pregador.

Da mesma forma, o Papa Francisco, na Evangelii Gaudium (EG), “A alegria do Evangelho no mundo atual”, justifica a insistência na homilia “porque são muitas as reclamações relacionadas a este ministério, e não podemos fechar os olhos” (EG, 135). Pela qualidade da homilia, afirma o Papa Francisco, percebe-se a capacidade do encontro do pastor com o povo. Por isso, a homilia seja breve, oriente para Cristo e a Eucaristia. Nela brilhe mais o Senhor do que o ministro da Palavra (EG, 138). Para tanto exige-se uma boa preparação da homilia (EG, 145-159). Recomenda que a leitura da Palavra de Deus seja feita “num contexto de uma leitura orante” (EG, 152). Em função da homilia, “o pregador deve pôr-se à escuta do povo para descobrir o que os fiéis precisam ouvir. Um pregador é um contemplativo de Palavra e, também, um contemplativo do povo” (EG, 154-155). Uma boa homilia deve ter “uma ideia, um sentimento e uma imagem” (EG, 157). Por fim, insiste o Papa, a linguagem da homilia seja positiva e propositiva. Mais importante do que “o não devemos fazer” é “o que podemos fazer melhor”. A linguagem positiva é propositiva pois “oferece sempre esperança e orienta para o futuro” (EG, 159). Enquanto o pregador lê, estuda e medita o texto bíblico orienta-se pelas perguntas: O que a Palavra de Deus quer dizer? O que Deus quer dizer para mim? Por fim, se é Deus que me fala (contemplação), como vou lhe responder? “Que queres que eu faça?” Sendo o pregador o primeiro destinatário da Palavra, deve se perguntar: “O que vou falar ao povo?”

O comentário das leituras da liturgia dominical destina-se aos sacerdotes, diáconos, seminaristas, equipes de liturgia e a todas as pessoas que desejam meditar a Palavra de Deus. Nele poderão encontrar uma preciosa ajuda que os introduza na contemplação, que é Cristo Jesus, em vista da preparação da homilia e da celebração dominical.

Adquira já


Ludovico Garmus da Ordem dos Frades Menores, mestre em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma/Itália, doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma/Jerusalém. Foi professor de Sagrada Escritura no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (1973-2020) e professor-convidado para a pós-graduação na PUC-Rio. Coordenou e participou da tradução da Bíblia Sagrada publicada pela Editora Vozes. Dirigiu a publicação da Revista Estudos Bíblicos, editada pela mesma editora (1984-2019).