Lançamentos – 10.03
Os catálogos de Psicologia, Letras e Educação e Pedagogia ganham novos títulos essa semana. Confira:
A sala de aula como ecossistema
Autoras: Magda Pischetola e Lyana Thédiga de Miranda
R$ 39,00
Este livro e um alerta para não cair no erro de tentar achar soluções simplórias para questões e processos complexos, como e o processo de aprender e compreender o mundo. As autoras desconstroem mitos sobre tecnologias e sobre a aprendizagem e propõem uma nova metáfora para entender a sala de aula e a escola: a de um ecossistema. Partindo dessa metáfora, e da epistemologia que pode ser construída a partir dela, as autoras desenvolvem uma concepção de didática situada e inativa, que contempla a cognição humana como um processo complexo e situado num ambiente também complexo. Para entender o que esta acontecendo nesse contexto, precisamos de um novo paradigma teórico-metodológico. É isso que as autoras oferecem, mas sem tirar os pés do chão da escola e da sala de aula.
Sobre as autoras:
Magda Pischetola é pesquisadora do Center for Computing Education Research (CCER) da IT University of Copenhagen e professora colaboradora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Possui mestrado em Comunicação (2006), doutorado em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão (2010) e pós-doutorado pela UFSC (2012). Sua área de pesquisa se concentra sobre formação docente e tecnologias.
Lyana Thédiga de Miranda é jornalista e publicitária. Possui mestrado (2013) e doutorado (2016) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pesquisadora dos grupos de pesquisa LaboMídia – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (CNPq/UFSC), e Nica – Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CNPq/UFSC). Pesquisa temas no âmbito da mídia-educação.
Autor: John A. Sanford
R$ 50,00
Todo ser humano tem a capacidade de tornar-se uma pessoa completa, mas essa capacidade deve concretizar se mediante serio desejo, perspicácia e criatividade, e uma luta decidida com suas forcas interiores. John A. Sanford utiliza figuras bíblicas para mostrar como esta luta e travada na pratica. Seu livro clássico, agora completamente revisado, dirige-se a todos os leitores que estão lutando para tornar-se indivíduos plenos.
Sobre o autor:
John A. Sanford (26 de julho de 1929 a 17 de outubro de 2005) foi um analista junguiano americano e sacerdote episcopal.
Construcionalização e mudanças construcionais
Autores: Elizabeth Traugott e Graeme Trousdale
R$ 130,00
Neste livro seguimos uma abordagem construcional da mudança linguística. De uma perspectiva sincrônica, conforme tem sido sugerido por vários pesquisadores da linguística cognitiva, entre eles Goldberg (2006) e Langacker (2008), em um modelo construcional a língua e conceitualizada como sendo constituída de pareamentos de forma significado ou construções organizadas em rede. A questão de que nos ocupamos e: Como podemos explicar a mudança no sistema linguístico, dado esse modelo de língua? Nosso foco e desenvolver modos de refletir sobre a criação e a natureza das mudanças nas construções, entendidas como unidades simbólicas convencionais. As construções são convencionais porque são compartilhadas por um grupo de falantes. Elas são simbólicas porque são signos, associações tipicamente arbitrarias de forma e significado. E são unidades porque algum aspecto do signo e tão idiossincrático ou tão frequente que o signo e fixado como um pareamento forma significado na mente do usuário da língua.
Sobre os autores:
Elizabeth Traugott é professora emérita de Linguística e Inglês na Universidade de Stanford. Suas muitas publicações incluem Grammaticalization (1993, com Paul Hopper; edição revisada em 2003), Regularity in Semântica Change (2002, com Richard Dasher) e Lexicalization and Language Change (2005,comLaurel Brinton).
Graeme Trousdale é professor-sênior de Língua Inglesa na Universidade de Edimburgo. Suas publicações incluem An Introduction toEnglish Sociolinguistics (2010) e The Oxford Handbook of Construction Grammar (2013, coediçãocomThomas Hoffmann).
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!