Inteligência política e estratégia nas campanhas eleitorais
As campanhas eleitorais, que despertam o interesse de políticos, profissionais das áreas de estratégia, marketing e comunicação, além do público acadêmico, são o tema do livro “Inteligência política e estratégia nas campanhas eleitorais”, do estrategista político Paulo Moura.
A abordagem com que Paulo Moura apresenta o tema é inovadora: à luz do referencial teórico que embasa, em grande parte, os estudos sobre o marketing eleitoral, ele explana, por meio de casos práticos, como as atividades de estratégia, marketing e comunicação se combinam na elaboração e execução de uma campanha eleitoral. É assim que apresenta, em linguagem acessível, o conceito de inteligência política, como sendo a engrenagem que conecta estratégia, marketing e comunicação.
O livro é composto por quatro capítulos. O primeiro deles apresenta o conceito de Inteligência Política e seus desdobramentos, como o seu papel nas campanhas eleitorais, a inteligência artificial e o uso de dados, assim como aponta caminhos e métodos para a aplicação da inteligência nas diversas etapas e atividades de uma disputa eleitoral.
No segundo capítulo, o autor trata do Marketing Político, buscando situar o debate sobre esse campo do conhecimento, mas também apresentando a visão do mercado, no Brasil e em outros países. Em seguida, ele detalha das diversas etapas que estão presentes no âmbito do marketing, como a elaboração do Diagnóstico Multidisciplinar, o Planejamento de Comunicação, o Monitoramento e Coordenação da Comunicação Digital e até mesmo o necessário diálogo com o time que dá o suporte jurídico à campanha.
O terceiro capítulo é um mergulho no pilar da estratégia, momento em que são definidos o posicionamento político e o discurso base da campanha, são analisadas e interpretadas as pesquisas de opinião, é elaborada a mensagem central e são desdobradas as ações planejadas a partir do marketing. Também neste capítulo o autor trata de um ponto muito sensível das campanhas: a preparação para debates.
O quarto capítulo apresenta os diversos aspectos envolvidos na comunicação da campanha, conectando aos demais capítulos. Aqui o leitor é presenteado com a apresentação de como se estrutura uma equipe para atuar nas campanhas, a partir dos seus núcleos estratégicos. A elaboração do briefing, do slogan, da identidade visual, a produção do conteúdo digital, tudo isso é enriquecido com exemplos vivenciados em dezenas de campanhas, para os mais variados cargos.
Ao percorrer os três pilares – marketing, estratégia e comunicação – o leitor compreende como a inteligência, que é o fio condutor da narrativa do livro, perpassa todas elas, moldando a engrenagem que move as sempre complexas campanhas.
A obra contempla exemplos práticos da aplicação dos conceitos e detalha os papéis da equipe multidisciplinar envolvida nas campanhas eleitorais, considerando experiências vivenciadas no Brasil e em diversos países, algumas das quais lhe renderam premiações e reconhecimento no mercado do marketing político e eleitoral.
Em “Inteligência política e estratégia nas campanhas eleitorais”, Paulo Moura já traz abordagens atuais dentro desse universo, como o papel dos meios digitais, o uso de dados e de pesquisas de opinião, o papel dos influenciadores digitais e da inteligência artificial, sem desconsiderar os elementos clássicos que compõem as peças de campanha e o desenho das estratégias de marketing e comunicação.
A obra é direcionada a políticos e profissionais que os assessoram, bem como a pessoas que desejam ingressar na atividade política; aos profissionais de marketing e comunicação, como publicitários, designers, jornalistas; ao público acadêmico, estudantes e demais interessados em conhecer melhor o mundo das campanhas eleitorais, seus bastidores, fugindo do formato de manuais e receitas sobre como obter êxito nas disputas.
“Este livro conjuga uma trajetória de estudos com a vivência. Não tem a pretensão de ser um projeto acadêmico, mas tem, no conhecimento cientifico, o alicerce que fundamenta tudo o que construímos profissionalmente no campo da inteligência política. Seu conteúdo interessa àqueles que habitam o universo da política e àqueles que têm o interesse em conhecê-lo melhor. Este livro não é uma obra acabada, mas um convite a mergulhar no universo da inteligência política, o grande guarda-chuva que conecta marketing, estratégia e comunicação”, ressalta o autor.
Estrategista político com vasta experiência nacional e internacional, Paulo Moura é diretor-presidente da Exata Inteligência Política, coordenando campanhas eleitorais em todo Brasil. Pós-graduado em Marketing Político pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista na área de estratégia e marketing digital pela Universidade de Harvard (EUA), tem experiência como professor visitante da The George Washington University (EUA) e da Universidade de Turim (Itália). Além de ter atuado de forma exitosa em diversas campanhas eleitorais no Brasil, para cargos majoritários e proporcionais, suas experiências internacionais passam por países como México, França, Rússia e Itália. Eleito um dos cem mais influentes estrategistas políticos da atualidade, pela Compol/EUA (2017), é membro de instituições como The American Association of Political Consultants (AAPC) e The International Association of Political Consultants (IAPC). Por quatro vezes foi vencedor do Reed Awards, o maior prêmio do Marketing Político Internacional.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!