Dica de autor: Miguel Arroyo
Miguel Arroyo é doutor em Educação pela Stanford University e pós-doutor pela Universidade Complutense de Madri. Professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Fluminense. Foi secretário- adjunto de Educação da Prefeitura
de Belo Horizonte.
Publicou pela Editora Vozes os livros: Ofício de mestre: imagens e autoimagens (2000); Imagens quebradas – Trajetórias e tempos de alunos e mestres (2004); Currículo, território em disputa (2011); Outros sujeitos, outras pedagogias (2012); Vidas ameaçadas – Exigências-respostas éticas da educação e da docência (2019). Organizador de: Da escola carente à escola possível (Loyola, 1986). Co-organizador de: Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança (Vozes, 2012); Trabalho-infância: exercícios tensos de ser criança (Vozes, 2015).
Organizadores: Miguel Arroyo e Maurício Roberto da Silva
R$ 91,60
Este é um livro pioneiro sobre o corpo na infância. Esta coletânea traz a possibilidade de analisar o corpo e a ausência do corpo na educação das crianças, denunciando a separação corpo-mente na nossa sociedade, a antagonização das culturas lúdicas e das culturas da escrita, a separação do pensar e do fazer, do planejar e construir. As pesquisas que o livro traz – algumas em curso – são avanços importantes no conhecimento que agora se desbrava, visando superar os impasses do biopsicologismo e do culturalismo desencarnado, ainda dominantes.
Currículo, território em disputa
R$ 75,30
Um livro sobre currículo e sobre o fazer-se e formar-se do magistério da Educação Básica. Ou sobre o currículo como território-fronteira de trabalho e de avanços na formação de autonomias, de culturas e de identidades profissionais. Sobre que conhecimentos ensinar-aprender.
R$ 79,90
O livro traz reflexões sobre o momento vivido nas escolas, tanto para o educador quanto para o educando, e de que forma isso reflete nas atuais práticas pedagógicas. O autor considera que nesses tempos o fundamental é conhecer as trajetórias humanas e os tempos dos educandos para reconstruir as trajetórias profissionais dos mestres feitas à medida de imagens superadas.
R$ 57,90
Revisita o magistério em sua figura central: o educador. Traz o magistério para o centro do movimento de renovação educativa. Testemunho pessoal do pedagogo que reconta a trajetória das lutas coletivas e da afirmação da identidade e comprometimento pela educação básica. Livro insubstituível para o campo de estudo pedagógico.
Outros sujeitos, outras pedagogias
R$ 63,70
Quando os Sujeitos da ação educativa são Outros as concepções pedagógicas que orientam as práticas da educação escolar ou popular são obrigadas a ser Outras. No sistema escolar, aumenta a consciência de que os educandos(as) são outros. No Estado, suas instituições e políticas aumenta a consciência de que os grupos populares, os trabalhadores do campo e das cidades são Outros, mais organizados, conscientes e exigentes de seus direitos. Em que processos educativos aprenderam e se formaram como outros sujeitos? Trazem Outras Pedagogias para o pensamento educacional? Como reconhecer e incorporar nas práticas da docência e da militância as pedagogias e os processos de sua formação? A história da educação tem reconhecido essas pedagogias? Questões postas pela diversidade de coletivos em movimentos e pelas crianças e adolescentes, jovens e adultos populares que chegam às escolas e às universidades.
R$ 63,70
Outros jovens-adultos chegam do trabalho para a EJA-Mova. Outros adolescentes-crianças chegam da sobrevivência às escolas, obrigando seus mestres-educadores/as a entender de onde vêm, para onde voltam. De que itinerários humanos-inumanos, de que vivências injustas, mas resistentes. Voltam às escolas, à EJA por direito a uma vida justa-humana. Outros mestres-educadores/as levados/as a reinventar conhecimentos, novas identidades, artes para entender, acompanhar esses itinerários. Estes textos-análises recolhem temas de estudo-formação com que os mestres tentam dar respostas a essas interrogações.
Organizadores: Miguel Gonzalez Arroyo, Roseli Salete Caldart e Mônica Castagna Molina
R$ 62,00
Os textos do livro são testemunhas da historia da construção de um direito: o direito do povo brasileiro que vive e trabalha a educação no campo. São experiências e praticas de educadores e educadoras dos diversos movimentos populares, que traduzem de forma seria a educação no campo.
R$ 51,50
Os tempos são mais radicais: de imagens quebradas a vidas ameaçadas. As manchetes de vidas ameaçadas, exterminadas invadem os noticiários. As crianças, adolescentes, jovens se sabem em vidas ameaçadas. As maes se sabem órfãs de filhos ameaçados que o Estado levou; buscam proteção das escolas, das educadoras e dos educadores. Que apelos, respostas éticas, politicas, pedagógicas se esperam da educação, da docência e da gestão diante de vidas ameaçadas de educandos e educadores?
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!