A nobreza da alma humana e outros textos, por Mestre Eckhart

Mestre Eckhart, frade dominicano reconhecido como um dos maiores místicos cristão dedicou sua vida às atividades missionárias e evangelizadoras, além de cuidar da formação dos noviços e se dedicar ao crescimento espiritual de muito fiéis, que a ele acorriam. Nesta seleção de sermões e escritos, intitulada A nobreza da alma humana e outros textos, apresenta-se claramente o caminho e a trajetória espiritual do próprio Mestre Eckhart.

O itinerário espiritual, do qual ele experimentou, é aconselhado aos seus ouvintes, sempre almejando ensinar sobre a busca e ascensão da alma. Esse percurso espiritual, quando vivido com sinceridade e abertura à graça, faz florescer no íntimo da pessoa a consciência da filiação divina, acolhendo o Filho e tornando-se filho do Pai, nele. Assim, Eckhart explica que há na alma uma semente divina, que deve se desenvolver, tornando a pessoa verdadeiramente cristã.

Desprendimento, como completa disponibilidade e total liberdade é entendido pelo frade como a mais alta das virtudes, que capacita e eleva a pessoa à união com Deus. Isso porque no desprendimento, a pessoa se livra e se desata completamente de toda criatura, tornando-se livre e vazia, ou seja, apta a receber Deus em sua alma.

Unidade, simplicidade e pureza de coração são temas que aparecem com grande ênfase no processo de busca e ascensão, no qual o estado final, ou ápice, é o diálogo da alma com Deus, experimentando plenitude e satisfação espiritual, podendo repousar em paz numa união perfeita com Deus. Deste modo, há um convite para viver uma vida pura e simples, livre de qualquer aparato, está é a vida eterna, para alcança-la, faz-se preciso entrar na escola de Jesus.

Os sermões e os textos, exibidos nessa obra, são ricos e profundos, altamente embasados nas Sagradas Escrituras. Aparece, também, referência a mestres espirituais cristãos e menção de mestres não cristãos, reforçando a cultura e a erudição de Eckhart, bem como sua inteligência e sua sede de conhecimento.


Leonardo Henrique Agostinho, MSC
Religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração,

formado em Filosofia e estudante de Teologia, na PUC-SP