5 livros para conhecer o pensamento e a história do Papa Francisco

No último domingo (30) a Igreja Católica comemorou o Dia do Papa, que tem referência à São Pedro, primeiro Papa da história. Atualmente, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, ocupa a posição de maior líder da Igreja. Ele foi anunciado em 13 de março de 2013 e é reconhecido por sua humildade e discursos sábios e marcantes.

Selecionamos cinco livros para quem quer conhecer melhor o pensamento e a história do atual Papa:

Irmãos e irmãs, boa noite!

Capa do livro "Irmãos e irmãs, boa noite!"
Uma obra que aborda a comunicação do Papa Francisco

Esta obra busca compreender quais construções simbólicas perpassam a comunicação do papa Francisco, e analisar diversos aspectos da “representação pública” de seu pontificado, desde sua saudação inicial numa lotada Praça de São Pedro até suas viagens apostólicas, as homilias e as encíclicas, para compreender, num quadro mais amplo e segundo uma perspectiva mais articulada, os caminhos através dos quais, em seus vários níveis de leitura, sua mensagem chega até nós.

Papa Francisco responde

Capa do livro "Papa Francisco responde"
Um reunião de entrevistas e coletivas de imprensa

Entrevistas com os papas durante suas viagens apostólicas pelo mundo têm se tornado comum desde Leão XIII, no fim do século XIX. Nessa tradição, também o Papa Francisco, em suas viagens – a primeira delas tendo sido ao Brasil em julho de 2013 –, concedeu dezenas de entrevistas e coletivas de imprensa. Nessas oportunidades, o papa responde de maneira descontraída e informal, porém sempre com a seriedade, a clareza e a firmeza que lhe são próprias, sobre assuntos centrais e decisivos para a Igreja, a fé e a atuação dos cristãos no seio da família e da sociedade. Desse modo, as perguntas e conferências aqui reunidas representam a síntese do pensamento do Papa Francisco sobre todas as principais questões que dizem respeito à Igreja e à sociedade atuais. Trata-se de uma mensagem clara sobre o papel do cristão no mundo e também de um alimento espiritual para todas as pessoas que buscam compreender seu papel e orientar sua vida à paz, ao bem e à verdade.

O sorriso de Deus

Capa do livro "O sorriso de Deus"
Um incentivo à alegria em viver a fé

Esta obra é uma organização de excertos retirados de encíclicas, pronunciamentos, discursos e audições proferidas pelo Papa Francisco. A originalidade do texto está em trazer excertos de homilias da Casa Santa Marta, do Angelus, de Audiências Gerais dentre outras reflexões feitas pelo papa que incentivam o bom humor e alegria na vivência da fé.

Eu era Bergoglio, agora sou Francisco

Capa do livro "Eu era Bergolgio, agora sou Francisco"
Um relato da vida de Jorge Mario Bergoglio antes de Francisco

Bergoglio é um homem que fala mais com os gestos do que com as palavras. É também um homem de grande força espiritual, um guia, alguém que inspira conforto e apoio espiritual a todos os que o conhecem e com ele conviveram. Este livro foi escrito por um jornalista que percorreu as ruas de Buenos Aires e conversou praticamente com todos os conhecidos diretos do Papa Francisco, seus colaboradores, amigos e também pessoas que, mesmo sem pertencerem ao universo católico, conheciam seu trabalho , sua vida, suas preocupações, iniciativas, valores, princípios de trabalho. Encontram-se aqui inúmeros testemunhos e relatos que traçam um nítido retrato falado deste homem único e admirável, com suas características pessoais, seu modo de viver, seu estilo de liderança. Revela-se aqui a figura de um pastor no mais elevado sentido do termo, teologicamente falando, e é possível ver, claramente, quem é o papa Francisco, em suas ações e em sua vida como cardeal antes de assumir o governo de toda a Igreja católica.

Jorge Mario Bergoglio

Capa do livro "Jorge Mario Bergoglio"
Uma explanação sobre o pensamento do Papa Francisco

Neste livro, o autor manifesta uma aproximação original a respeito de toda a literatura sobre Francisco. Mediante uma extraordinária capacidade de busca de fontes e de pesquisa, o texto oferece um sistemático aprofundamento do antecedente cultural e das influências intelectuais que contribuíram para formar a personalidade e o “pensamento” de Jorge Mario Bergoglio. Trata-se de uma contribuição indispensável para melhor conhecer a personalidade complexa do Papa Francisco, na qual se unem a experiência pastoral, a experiência mística e a intelectual. Assim, o leitor poderá compreender a verdadeira gênese do pensamento de Jorge Mario Bergoglio que, até agora, ficou oculta aos vários intérpretes.