Bate-papo: Reforma agraria no Brasil como solução

Evento Online via Google Meet

Prof. Miguel Enrique Almeida Stedile

Data: 28 e 30 de outubro
Horário: 19h30

Valor: R$ 50,00 - inclui o envio do livro “Brasil: reforma agrária como solução” e o acesso aos encontros com o autor.

Ementa:
Este curso oferece uma análise sobre a questão agrária que define a história do Brasil. Desde as raízes históricas da concentração de terras, sua vinculação com o trabalho escravo e com a dependência externa, buscando compreender o legado colonial que perpetua a desigualdade social até hoje.

O curso também buscará uma análise crítica da questão agrária hoje, investigando os dados agropecuários e territoriais e discutindo seus impactos sociais, econômicos e ambientais.

Por fim, busca desmistificar a reforma agrária, compreendendo os aspectos jurídicos, legais e suas implicações sociais e econômicas, abordando aspectos habitualmente relavados como a agroecologia, cooperação, educação e, principalmente, a produção de alimentos. Desta forma, em seu conjunto, pretende promover a reflexão sobre os caminhos para o desenvolvimento do país a partir da forma como a nossa sociedade compreende a organização fundiária e a produção agrícola.

Cronograma:

Aula 1 - Panorama da questão agrária no Brasil

Elementos históricos da questão agrária brasileira, a partir de momentos-chaves da história: colonização, lutas sociais, Lei de Terras e projetos de desenvolvimento em discussão desde a Colônia à República.

Aula 2 - Questão agrária no Brasil hoje

Análise dos elementos da questão agrária contemporânea, a partir da concentração de terras, mão de obra e geração de empregos, impactos sociais e ambientais para construir um quadro de compreensão de como se organiza a agricultura no Brasil hoje. Resultados da reforma agrária no Brasil nas áreas econômicas e sociais, com destaque para a agroecologia, cooperação, educação e produção de alimentos, discutindo seus impactos econômicos, mas também sociais e ambientais, bem como os obstáculos para sua realização plena.