Primeiro lançamento público do livro "Brasil: Nunca Mais" acontece no Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, junto a Editora Vozes, realiza no dia 12 de julho, sábado, a partir das 14h, o evento “Brasil: Nunca Mais — 40 Anos”, em celebração às quatro décadas da publicação da obra que se tornou referência na luta pelos direitos humanos no Brasil.

Empreendido entre 1979 e 1985, o projeto Brasil: Nunca Mais é a mais ampla pesquisa já realizada pela sociedade civil sobre a tortura no Brasil durante a Ditadura Civil-Militar (1964–1985), partindo da análise de mais de 700 processos de presos políticos julgados pelo Superior Tribunal Militar.

Conduzido sob sigilo por advogados, jornalistas e defensores de direitos humanos, o trabalho resultou na publicação do livro homônimo em 1985, reunindo provas documentais irrefutáveis sobre as práticas de repressão e violência institucionalizadas pelo regime. 

Quarenta anos depois, o primeiro lançamento público do livro acontece no Memorial da Resistência, que atualmente abriga a exposição temporária Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais, em cartaz até março de 2026.

A programação do evento inicia-se com uma visita mediada pelo curador da exposição, Diego Matos, seguida de uma mesa com convidados que participaram da redação e coordenação editorial do livro, com mediação do jornalista Camilo Vannuchi, que também apresentará seu novo podcast sobre a memória do projeto Brasil: Nunca Mais. O encerramento terá venda da edição comemorativa da obra (43ª edição) pela Editora Vozes, coquetel de confraternização e sessão de autógrafos do livro.

 

PROGRAMAÇÃO

  • Espaço expositivo — 3º andar

14h00 | Visita mediada à exposição temporária Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais

Com o professor, pesquisador e curador da exposição, Diego Matos

Inscrições: Link | 40 vagas

 

  • Auditório — 5º andar

15h00 | Abertura oficial
Com Ana Pato, Diretora Técnica do Memorial da Resistência de São Paulo, e Thiago Alexandre Haykawa, diretor da Editora Vozes.

 

15h15 | Apresentação e lançamento da série em podcast "Nunca Mais"

Produção pela NAV Reportagens e narrado pelo jornalista e escritor Camilo Vannuchi.

 

15h30 | Mesa de debate “Brasil: Nunca Mais — 40 anos”

Com a participação de Paulo Vannuchi, jornalista e cientista político; Ricardo Kotscho, jornalista; e Frei Betto, frade dominicano e escritor — todos diretamente envolvidos na elaboração do projeto original. A mediação será conduzida pelo jornalista e escritor Camilo Vannuchi.

 

16h30 | Confraternização

Coquetel, venda de livros e sessão de autógrafos

 

Sobre o Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, que tem como missão a valorização da cidadania, da pesquisa e da educação a partir de uma perspectiva plural e diversa sobre o passado, o presente e o futuro.   

Aberto ao público em 2009, o museu é um lugar de memória dedicado a preservar a história do prédio onde operou entre 1939 e 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das polícias políticas mais truculentas da história do país.   

Por meio de exposições temáticas de grande impacto social, ações educativas, atividades para pessoas com deficiência e programações culturais gratuitas, o museu se consolidou como referência em Educação em Direitos Humanos, promovendo o pensamento crítico e desenvolvendo atividades sobre Direitos Humanos, Repressão, Resistência e Patrimônio.

 

Serviço

Para mais informações, por favor, entre em contato: comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br
(11) 3335-5361.

Memorial da Resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 – Santa Efigênia
São Paulo - SP