Jesus Cristo, Salvação de todos

Jesus Cristo, Salvação de todos, recentemente publicado pela Editora Vozes, reúne artigos publicados e proferidos em conferências pelo cardeal Ladaria, jesuíta espanhol e atual prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Na obra, desenvolvem-se temas relacionados à Soteriologia, isto é, ao pensamento da Igreja acerca da ação Salvífica de Jesus Cristo. O autor faz contínua referência às Sagradas Escrituras, à teologia dos Santos Padres e a teólogos recentes, como Karl Rahner, bem como aos documentos do Concílio Vaticano II.

Em sua explanação, o cardeal jesuíta, apresenta ao leitor a ligação íntima que há entre Cristologia e antropologia, lembrando que a primeira deve iluminar a segunda, uma vez que, é em Cristo que se compreende o mistério do ser humano, pois Jesus é quem revela e manifesta aos homens e as mulheres o que é propriamente humano. Assim, a vocação última e perfeita do ser humano é chegar a ser como Jesus Cristo, que é a imagem definitiva do ser humano.

Deste modo, o tema da filiação divina é evocado, pois em Cristo os fieis são chamados a tomar parte desse mistério. Portanto, segundo as abordagens da obra, o ser humano deve se configurar ao Cristo, que é o modelo e a medida da vida, no qual os cristãos devem buscar assimilação. A passagem evangélica das Bem Aventuranças configura-se como um exemplo aos seguidores de Jesus, já que são definidas como um autorretrato de Jesus.

Abordada frequentemente, a Encarnação é vista como o momento no qual Jesus Cristo, o Verbo Eterno, se une a todo ser humano, sem distinção. Jesus, nesse movimento de descida, possibilita ao ser humano subir a Deus, assim, ele dá acesso ao Pai e a sua vida. Percebe-se, pois, que a salvação está intimamente ligada ao mistério de Cristo e é apresentada como dom de Deus, que precisa ser acolhido e aceito pelo ser humano. Assim, o principio da ação Salvífica e é o amor de Deus, que não se altera com o pecado humano. Por fim, esta obra, embora altamente teológica, será de grande valia espiritual aos que buscam seguir o Cristo, autentica e coerentemente, acolhendo o dom de Deus e buscando-O como fundamento único.


Leonardo Henrique Agostinho, MSC
Religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração,

formado em Filosofia e estudante de Teologia, na PUC-SP.