Slavoj Žižek

Autor do livro: A atualidade do manifesto comunista.

Slavoj Žižek é filósofo, psicanalista e um dos principais teóricos contemporâneos. Nascido na Eslovênia, é diretor internacional do Instituto de Humanidades do Birkbeck College, Londres, pesquisador do Instituto de Sociologia da Universidade Liubliana e professor visitante de universidades como Columbia, Princeton e Paris VIII. Colabora com diversas publicações e é autor de inúmeros livros, traduzidos para mais de 30 idiomas. Trabalha temas como filosofia continental, teoria política, estudos culturais, psicanálise, crítica de cinema, marxismo, hegelianismo e teologia.

Crítico do capitalismo, do liberalismo e do politicamente correto, Žižek chama a si mesmo de radical político, e sua obra tem sido caracterizada como crítica da ortodoxia da direita política e do social liberalismo universitário.

Em 2012, entrou para a lista dos Top 100 Global Thinkers e começou a ser chamado de “filósofo celebridade. O trabalho de Žižek foi narrado em um documentário de 2005 intitulado Zizek! Uma revista acadêmica. Também foi fundada a International Journal of Žižek Studies para desenvolver seu trabalho.

Segundo algumas publicações, é um dos poucos filósofos que conseguiu se tornar ícone ainda vivo dentro do mundo acadêmico e fora dele também.

(Créditos da imagem: Original photographer: Andy Miah , cropped by User:Michalis Famelis, CC BY-SA 2.0 , via Wikimedia Commons)

Livros do Autor