Pe. Fernando Lorenz

Autor do livro: Pastoral litúrgica – Teoria e prática.

 

Pe. Fernando Lorenz possui graduação em Filosofia, Teologia, Psicologia e pós-graduação em Liturgia (UNISAL) e Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN). É assessor diocesano da Animação Bíblico- Catequética da Diocese de Dourados (MS); assessor da Pastoral Litúrgica da Diocese de Dourados (MS). Professor de Liturgia e Pastoral em cursos e escolas de formação na Diocese de Dourados (MS).

 

Confira abaixo uma breve entrevista que fizemos com o autor!

 

  1. Nos conte um pouco sobre você. Como e quando decidiu se tornar padre?

 

Desde criança falava que queria ser padre, mas não sabia que tinha que estudar filosofia e teologia. Aos 12 anos comecei a participar dos encontros vocacionais da Paróquia São Paulo Apóstolo de Ivinhema/MS sob a orientação do Pe. Adriano Stevanelli. Aos 14 anos entrei no seminário menor Sagrado Coração de Jesus na cidade de Dourados/MS. Foi uma das experiências mais incríveis que tive, mas ao mesmo tempo desafiador. Depois de um tempo em que estava no seminário minha vó paterna revelou o fato de que numa ordenação presbiteral no dia 02 de abril de 1988, ele pediu a Deus que um dos netos dela fosse padre. E justamente naquele dia eu estava completando um ano de vida. Nesse ano de 2023 irei celebrar 10 anos de vida presbiteral. Peço a todos que rezem por mim!

 

  1. Já tem um tema para um próximo livro?

 

A Liturgia é um campo fecundo seja para a vida espiritual como também, para a vida intelectual. Tenho ainda algumas ideias, a primeira em dar continuidade na elaboração de um segundo volume sobre a dimensão simbólica da liturgia a fim de oferecer aos catequistas elementos metodológicos capazes de integrar catequese e liturgia, ou também de aprofundar as diversas dimensões das celebrações litúrgicas.

 

 

  1. Qual livro está lendo agora?

 

Atualmente estou lendo “A mística do Instante: tempo e promessa” de José Tolentino, uma obra que nos faz saborear o presente.  E um livro de Harmut Rosa, “Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade”.

 

 

  1. Poderia indicar para os leitores um livro que marcou sua vida e que vale muito a pena a leitura?

 

O Sentido Teológico da Liturgia, de Cipriano Vagaggini; O Espírito da Liturgia, de Romano Guardini; Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã, de Tiago Faccini.

 

 

 

Livro do Autor