Robson Santarém
Autor dos livros: Precisa-se (de) Ser Humano – Valores Humanos: Educação & Gestão, A Perfeita Alegria – Francisco de Assis para Líderes e Gestores, As Bem-Aventuranças do Líder: a jornada do herói. E é coautor de Puer & Senex – Dinâmicas Relacionais.
*Robson Santarém – Casado, Pai, Administrador especializado em Recursos Humanos, Mestre em Ciências Pedagógicas, pós-graduado Filosofia Moderna e Contemporânea, em Psicologia Junguiana, em Teologia, Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, Coach Executivo Senior com credencial ACC International Coaching Federation e Trainer Expert da Points of You. Instrutor da UseCoach no Programa de Imersão em Coaching de Grupos e Equipes É Sócio-Fundador da Anima Consultoria para Evolução Humana, com experiência acumulada em multinacionais e consultoria de Recursos Humanos. Atua como professor dos MBA´s da UFF e Fundação Getúlio Vargas nas disciplinas Liderança e Coaching; Coaching & Mentoring e Valores Humanos na Gestão. É facilitador e palestrante em vários congressos de gestão de pessoas, seminários e cursos de desenvolvimento de lideranças, trabalho em equipe, ética, etc. Membro-Fundador e Diretor de Desenvolvimento da ICF International Coaching Federation Capítulo Rio de Janeiro (2014/2016) e Membro do Comitê da Comunidade de Coaching dos Países de Língua Portuguesa. Tem mais de 800 horas de experiência em coaching de liderança. https://www.linkedin.com/in/robsonsantarem/
Conheça um pouco mais sobre o autor na pequena entrevista abaixo:
– Como e quando surgiu a ideia de escrever seu primeiro livro, e qual foi?
O primeiro livro publicado foi logo após o meu mestrado. Após a avaliação da banca com recomendação de publicação, fiquei animado e a editora Qualitymark publicou “Precisa-se (de) Ser Humano”, posteriormente foi totalmente revisto e publicado em nova edição – com muita honra prefaciado pelo querido mestre Leonardo Boff -, pela Editora Vozes.
– Onde busca inspiração para os temas de seus livros?
Gosto muito de estudar e compartilhar meus conhecimentos que, em geral, estão voltados para temas relacionados aos valores humanos, espiritualidade e liderança. Desse modo, todos os meus livros tratam de questões de algum modo relacionados a esses grandes temas. Assim escrevi sobre a liderança servidora inspirada na vida de São Francisco de Assis (A Perfeita Alegria – Francisco de Assis para Líderes e Gestores; As bem-aventuranças do líder: a jornada do herói, ambos pela Vozes); publiquei pela Editora Senac Rio o livro Autoliderança – uma jornada espiritual, com fundamentação na psicologia junguiana. Está saindo agora a 3ª. edição com prefácio da Monja Coen. Atento às grandes transformações provocadas pela geração Y, convidei 16 jovens para juntos elaborarmos um livro sobre o que essa geração pensa. A Qualitymark publicou Millennials: o Mundo é Melhor.
– Qual livro está lendo agora?
Acabei de ler Dar e Receber de Adam Grant. Uma abordagem muito interessante sobre as vantagens das pessoas que tem um espírito de doador em seus relacionamentos. Uma grande mudança de mentalidade em um mundo de grande competição onde muitos querem levar vantagens sobre os outros.
– Já tem um tema para um próximo livro?
Escrevi e está para ser publicado um livro com inspiração em alguns filósofos que admiro. É uma estória que pode inspirar os leitores e leitoras para aprofundarem os conhecimentos com base em grandes pensadores e ampliar o repertório para tomada de decisão mais consciente.
– Poderia indicar para os leitores um livro que marcou sua vida e que vale muito a pena a leitura?
Essa é a pergunta mais difícil porque eu já li uma infinidade de livros de diversas áreas em função de minha formação e especializações no campo da educação, administração, psicologia, filosofia e teologia e espiritualidade. E em cada uma dessas áreas, além da literatura, eu teria algumas recomendações. Mas, se for para indicar apenas um livro, não hesitaria em recomendar o livro Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl.