Rezar com São Bento

Por: Dom Bruno Lira, OSB

O livro “Rezar com São Bento – Orações para o cotidiano” tem como objetivo principal apresentar a pessoa de Bento como alguém que soube viver o Evangelho a partir de um ideal, a vida monástica. Tal ideal pode ser muito bem vivenciado em todas as vocações, pois a Regra que ele escreveu para os Mosteiros traz temas nucleares do Evangelho para serem vivenciados em todos os contextos sociais.

Escrita originalmente para os monges, essa Regra pode ajudar os cristãos de hoje a se manterem firmes no seguimento de Jesus Cristo

Sabemos que São Bento possui muitos devotos, sobretudo, por conta da divulgação da sua Medalha do Exorcismo. Assim sendo, a obra traz, em um primeiro momento, uma apresentação da história de vida, ressaltando a espiritualidade, como um homem que viveu voltado para Deus e que alimentava um profundo amor a Jesus Cristo.

Rezar com São Bento - Orações para o cotidiano
Rezar com São Bento – Orações para o cotidiano

O capítulo inicial de Rezar com São Bento trata da Medalha do Exorcismo de São Bento, pois muitos são os devotos, mas poucos sabem explicar o verdadeiro significado das imagens e inscrições cunhadas nela. Em seguida, o livro apresenta uma reflexão sobre a sua Regra e a busca de Deus, pois a finalidade do texto de Bento é esta. Ele mesmo diz: “…Tu, pois, quem quer que sejas, que te apressas para a Pátria Celeste, realiza com o auxílio de Cristo esta mínima Regra de iniciação aqui escrita.  E, então, por fim, chegarás, com a proteção de Deus, aos maiores cumes da doutrina e das virtudes...”(RB 73,8-9).

Os títulos são inspirados nos temas da Regra Beneditina e fundamentados por versículos que são refletidos em diálogo com outros capítulos e a Sagrada Escritura

Os trinta e cinco pequenos capítulos seguintes aprofundam os temas fundamentais da Regra de São Bento, fazendo uma reflexão que se baseia na Palavra de Deus e conclui com uma oração em torno do tema refletido.

Os temas aprofundados e rezados são: a escuta, o acolhimento, a importância da oração, o diálogo na fraternidade, o serviço, o cuidar do outro, o amor, o temor, o dom da sabedoria, a sobriedade do cristão, a humildade, a obediência, a tolerância, a paciência, a igualdade, o valor do trabalho cotidiano, a arte nos mosteiros, o hábito da leitura, o bom zelo dos irmãos, a assiduidade e pontualidade para com as coisas de Deus, a ociosidade como inimiga da alma, o despojamento, o perdão, a verdade, a cooperação, o valor da família, a correção fraterna, o combate do mal da murmuração, o respeito às diferenças, a importância da unidade, o silêncio para escutar Deus e o outro, o protagonismo do discípulo, o espaço da oração e, finalmente, a escola de serviço do Senhor.

O autor propõe que seja feita uma leitura diária dos capítulos

A obra se conclui com uma sinopse que apresenta alguns conselhos de São Bento para o aperfeiçoamento do cotidiano e, consequentemente, a busca da santidade que é o ideal de todo cristão.

Propomos que os nossos leitores utilizem o livro da seguinte maneira: depois de lerem a apresentação e os dois capítulos iniciais, que são mais discursivos, tomem os capítulos relativos à oração como uma norma diária de vida, ou seja, um capítulo por dia, para que seja, refletido, rezado e posto em prática no cotidiano.

E, que Deus nos conduza juntos para a vida eterna (cf. RB 72,12).

Adquira já


Bruno Carneiro Lira é sacerdote católico e monge beneditino. Professor universitário, escritor e membro da Academia Olindense de Letras. Nasceu em Sobral. É conhecido pelas suas obras sobre espiritualidade, liturgia, pastoral, educação e linguística. É graduado em Filosofia e Teologia pela Escola Teológica do Mosteiro de São Bento de Olinda; licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe); mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atua nas áreas de supervisão e direção em Educação, ministra palestras em livrarias, congressos e eventos acadêmicos em todo o Brasil sobre as temáticas dos seus livros e de sua investigação científica.