Projeto de Vida


Por: Ir. Rita Maria Küster Boni

Projeto de vida - Nas asas do tempo
Projeto de vida – Nas asas do tempo

Elaborar um Projeto de Vida significa dignificar o tempo que nos é concedido em nossa existência, para fazer valer cada pulsar de vida em nós. Afinal, o tempo, este “compositor de destinos, tambor de todos os ritmos” (Caetano Veloso) é o que nos é oferecido desde o primeiro choro e riso, e é nele que se costura o sentido de nossas vidas.

Caminhos diversos me fizeram conviver e trabalhar com grupos diferentes: adolescentes, jovens, idosos. Estas experiências me mostraram que em todos estes grupos, planejar a vida, pensar caminhos, isto é, um bem lapidado projeto de vida, é fundamental para podermos experimentar a bem-aventurança de viver com sentido! Muito mais do que simples bem-estar, nosso desejo mais profundo é um “bem-existir”, um “bem-ser”.

É preciso sabedoria para falar sobre isto.

E é por conhecer a sabedoria de Silvia Araújo, que acolhi a honra de escrever estas linhas. Na convivência em um projeto que sonhamos e vivenciamos juntas por alguns anos, o Projeto Vida Maior, acompanhei de perto sua competência e conhecimento, que se traduzem em reflexões e orientações que ajudaram a muitos.

Conheço outras publicações da Silvia sobre este tema, que tantas vezes utilizei no serviço em ajudar pessoas, e tantas outras vezes indiquei com segurança. Agora, neste novo trabalho, enriquecido na simpática e afetuosa parceria com Fabiana, sua filha, vejo, mais uma vez, como soube sistematizar indicações práticas em um texto que consegue manter o equilíbrio entre leveza e profundidade.

Um Projeto de Vida é uma composição sagrada, nota por nota, escolhidas cuidadosamente, pois definem nosso horizonte, nossa direção. A quem ainda não viveu esta experiência, aqui está um roteiro sereno e seguro. E a quem já o tem elaborado convictamente, lembro que o tempo, carregando-nos em suas asas, nos impõe movimento. “A vida só é possível reinventada” (Cecilia Meirelles), nos alerta a poetisa. Nós mudamos… o projeto muda! Neste caso, de revisão e ressignificação de nossas vidas, o texto é especialmente valioso!

Obrigada, Silvia e Fabiana, por este trabalho!

E parabéns! Que esta parceria possa alçar muitos voos nas asas do tempo!

Adquira já


Ir. Rita Maria Küster Boni é Pedagoga, Psicóloga e membro da Congregação das Irmãs da Divina Providência.