Práticas escolares de letramento literário

Por: Paulo Ricardo Moura da Silva

Não nascemos humanos, mas nos tornamos humanos. Nós somos seres inacabados, constituídos pela falta e, por isso, somos seres em processo, que, num movimento constante de busca, vamos nos formando, como seres humanos, ao longo da vida. A literatura, enquanto conhecimento, esteticamente organizado, sobre o mundo, os seres humanos e suas relações, possibilita aos seus leitores a oportunidade de trilhar caminhos nessa busca por nos constituirmos como seres humanos.

Mais do que matéria de uma disciplina, a literatura é matéria da vida, que se atualiza pela leitura

Nesses termos, o Ensino de Literatura torna-se efetivo quando se fundamenta na dimensão humanizadora da literatura, ao oportunizar uma formação de leitores que se pauta na análise crítica, na discussão, no diálogo e no compartilhamento. É no interior de uma coletividade, na interação com o outro, que podemos aprender não apenas sobre literatura, mas, principalmente, com a literatura.

Práticas escolares de letramento literário
Práticas escolares de letramento literário

O livro Práticas escolares de letramento literário: sugestões de leitura literária e produção textual é um material de apoio pedagógico que aposta num projeto de educação que tem a relação com as alteridades e a reflexão crítica como valores fundamentais. Por isso, não é um livro de receitas a serem meramente reproduzidas a fim de atingir o sucesso educacional, mas um conjunto de sugestões que apontam possibilidades de práticas pedagógicas, as quais os/as professores podem adaptá-las aos seus contextos de atuação profissional, reformulá-las e, inclusive, criar novas propostas.

Não se trata da resposta final sobre como ensinar literatura, sobretudo em termos metodológicos, mas do compartilhamento de um conhecimento que se constituiu a partir da própria prática pedagógica do autor, bem como de suas leituras teóricas sobre a formação de leitores literários no âmbito escolar.

Práticas escolares de letramento literário traz várias sugestões didáticas para tornar as práticas pedagógicas mais efetivas e críticas

É com muito respeito aos profissionais da educação básica que o livro se apresenta como um chamado a se repensar o modo como as obras literárias são trabalhadas na escola, porque sabe-se das dificuldades e dos dilemas que enfrentam todos os dias. Mais do que as fáceis acusações de sempre, a educação básica precisa de atitudes propositivas, que busquem construir junto, que não apenas tenham algo a dizer, mas também que se disponham a ouvir.

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Paulo Ricardo Moura da Silva tem graduação em Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Espanhol e suas Literaturas, concluída em 2014, mestrado em Letras, na área de Teoria Literária, concluído em 2016, e doutorado, na mesma área, concluído em 2020. Toda sua formação acadêmica foi realizada na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – Unesp. É professor-efetivo de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG, Campus Ouro Preto, desde 2017. Coordenador do grupo de pesquisa “Jovens Leitores, Jovens Pesquisadores”.