Obras de Avaliação Psicológica


Pesquisa em psicologia analítica

Resumo

Esta obra é uma coletânea, em extensão e profundidade, que parte das visionárias atitudes de Jung com relação à pesquisa científica e erudita. Ela fortalecerá significativamente a presença da Psicologia Analítica e dos estudos junguianos nos ambientes universitários. Um traço salutar e distintivo é que muitos dos seus capítulos refletem perspectivas clínicas contemporâneas, fundamentando a pesquisa na experiência vivida. Os leitores vão notar e aprovar os múltiplos modos pelos quais as atitudes coloniais de Jung, em relação à cultura e à sociedade, são desafiadas e redimensionadas para o leitor contemporâneo. O livro será uma leitura essencial para psicólogos analíticos praticantes ou em formação, acadêmicos e estudantes de Psicologia Analítica e das ideias pós-junguianas, e para acadêmicos e estudantes de outras disciplinas interessados em incorporar métodos da Psicologia Analítica em sua pesquisa.

(Trecho da obra)

Avaliação psicológica – Aspectos teóricos e práticos

Resumo

Esta obra foi construída pensando nos psicólogos e estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia que desejam conhecer e aprofundar seus conhecimentos na área. Para tanto, são abordadas questões importantes e centrais para a adequada condução do processo de avaliação psicológica de forma clara, direta e objetiva. Os 30 capítulos deste livro foram cuidadosamente produzidos por pesquisadores e psicólogos de reconhecida importância em suas respectivas áreas de atuação.

Avaliação psicológica na infância e adolescência

Resumo

A avaliação psicológica de crianças e adolescentes auxilia na detecção precoce de problemas de desenvolvimento, na identificação de problemas relacionais, sociais, cognitivos, emocionais, mas também aponta para as forças e potencialidades dos indivíduos. Em conjunto, essas informações auxiliam no desenvolvimento de intervenções mais adequadas e eficazes, na estruturação de programas escolares mais adaptados, na melhora das relações parentais e no uso de recursos terapêuticos que potencializam um desenvolvimento mais saudável e feliz. (Trecho da obra)

Formação e estratégias de ensino na avaliação psicológica

Resumo

Desde os primórdios da ciência existe a preocupação em avaliar e compreender os fenômenos psicológicos. Nas últimas décadas observamos um aumento significativo desse interesse, em parte explicado pelo avanço da psicometria e dos recursos tecnológicos, que possibilitou a utilização de uma diversidade de métodos, técnicas e procedimentos avaliativos, assim como a inserção da AP em diferentes contextos e formatos. Contudo, esse avanço da AP merece cuidado com uma formação qualificada dos profissionais psicólogos que pretendam atuar na área. Sensível a essa demanda, o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap) organizou esta obra, que tem por finalidade apoiar os professores da área de AP na formação de profissionais qualificados para o exercício ético e técnico. (Trecho da obra)

Tutoriais em análise de dados aplicados à psicometria

Resumo

Os conhecimentos propiciados pela Psicometria aliada à metodologia de pesquisa são fundamentais para auxiliar na validação de diversas ferramentas que podem ser utilizadas no cotidiano da AP, desde a construção de um instrumento (ex. entrevista semi ou estruturada, escala, checklist), perpassando por todos os tipos de evidências de validade até hoje explorados pela literatura científica. A Psicometria pode ser considerada uma ciência multi áreas que alia a utilização da matemática aos modelos psicológicos, se valendo de técnicas de estatística na mensuração de variáveis psicológicas, contribuindo desde a compreensão destes fenômenos aos profissionais de psicologia até a confecção e comprovação de teorias psicológicas complexas. É nesse contexto que a obra “Tutoriais em análise de dados aplicados à psicometria” se destaca como uma iniciativa singular no Brasil, no auxílio de profissionais que queiram conhecer e se aprimorar nesta área. (Trecho da obra)

Receba nossas novidades em seu e-mail

Newsletter
Topo