Lançamentos – 13.07

Nos lançamentos da semana, novos títulos de Educação e Pedagogia, Filosofia, História e Psicologia:

Autismo: o que fazer e o que evitar: guia rápido para professores e professoras do Ensino Fundamental

Autor: Marco Pontis

R$ 38,00

Esta obra tem como objetivo ser um guia rápido e de pronta aplicação para professores e professoras do Ensino Fundamental que tenham alunos e alunas com autismo, para que possa ajudá-los a conhecer melhor essa condição, a observar de maneira focada as particularidades, os recursos e as fragilidades daquela criança, a implementar estratégias simples, mas eficazes, para melhorar a aprendizagem e o bem-estar em aula. De todos e todas.

Sobre o autor:

Marco Pontis é professor de Pedagogia, Didática Especial das Deficiências Intelectuais e dos Distúrbios Generalizados do Desenvolvimento, e de Pedagogia e Didática Especial para a Colaboração Multiprofissional na Universidade de Bolzano, na Itália. Há quase duas décadas trabalha com e pelas pessoas com transtornos do espectro do autismo e outras deficiências complexas, colabora constantemente com as associações de familiares na formação dos pais e dos operadores e operadoras escolares e sociossanitários, e na supervisão das intervenções educacionais evidence-based. Responsável pelo Centro CTR para os transtornos do espectro do autismo, colabora com o CRS4 – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estudos Superiores. É autor de numerosos artigos científicos, materiais formativos, livros e textos.

Caminhos para a sabedoria: uma introdução à vida filosófica

Autor: Karl Jaspers

R$ 45,00

A atitude reflexiva contida nesta obra torna-se refrescante e curativa porque nos estimula a rever as perspectivas do caminhar pensante em uma direção clara rumo à Existenz. Mas o que é a Existenz? Ela é o caminho de uma Vida Filosófica, a adoção de uma atitude que, em situações limítrofes, leva o indivíduo à compreensão do sentido singular de sua própria existência, sem que esse significado possa ser colocado em palavras por ser, antes de mais nada, um sentimento especial, situado para além de todas as facticidades e do poder da linguagem.

Do prefácio, de Luciano Alves Meira

Sobre o autor:

Karl Jaspers (1883-1969) foi, segundo Martin Heidegger, o fundador do existencialismo alemão. Ele estudou e lecionou Psiquiatria antes de se tornar professor de Filosofia na Universidade de Heidelberg, Alemanha, entre 1921 e 1937, ano em que o governo nazista o expulsou do cargo por razões políticas. Entre 1949 e 1961, foi o titular da cátedra de Filosofia na Universidade da Basileia, Suíça.

História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo

Organizador: José D’Assunção Barros

R$ 75,00

Vivemos, hoje, em um mundo interconectado, com muitas tecnologias de comunicação e informação, onde os seres humanos desenvolvem não apenas a sua existência concreta e cotidiana, mas também uma vida virtual oferecida pela Internet e outros recursos. Chegamos a este fascinante e complexo mundo – cujas paisagens mais recorrentes são habitadas por computadores, celulares, dispositivos eletrônicos e intermináveis fluxos de informação e comunicação– através de uma revolução digital que ocorreu há algumas décadas e que mostra a sua continuidade através de uma sempre acelerada renovação tecnológica. Como a Sociedade Digital interage com a História, seja esta compreendida como o próprio fluxo de processos e acontecimentos, seja esta a História elaborada pelos historiadores? Quais os novos desafios dos historiadores que vivem na sociedade digital e que precisam interagir com ela, valendo-se dos novos dispositivos e produzindo pesquisas históricas que serão lidas ou apreendidas audiovisualmente por vários tipos de públicos? Quais as novas tarefas sociais para os historiadores que convivem com esta sociedade que é ao mesmo tempo de informação e desinformação? Como lidar com as novas fontes e objetos históricos oferecidos pelo ciberespaço e pelas diversas redes sociais, ou com os novos meios de expressão proporcionados por plataformas como a do YouTube? Como utilizar, de maneira produtiva e séria, recursos como a Wikipédia? Como incorporar, por fim, novos aplicativos para aprimorar a pesquisa historiográfica? Este livro discute possíveis respostas para estas perguntas e muitas outras, esclarecendo as diversas relações possíveis entre a História e a Sociedade Digital.

Psicologia Social

Autores: Aroldo Rodrigues, Eveline Maria Leal Assmar e Bernardo Jablonski

R$ 125,00

O livro oferece uma visão geral dos tópicos centrais focalizados pela psicologia social científica contemporânea. Conceitua a psicologia social e sua evolução histórica e apresenta as principais teorias psicossociais. Apresenta ainda os principais fenômenos psicossociais, suas bases teóricas e empíricas e suas aplicações práticas. Questões para estudo e discussão seguem-se a cada capítulo. O livro foi completamente reformulado e atualizado em virtude dos 40 anos do lançamento desta obra.

Sobre os autores:

Aroldo Rodrigues terminou a graduação em psicologia na PUC-Rio, obtendo posteriormente o mestrado na Universidade de Kansas e o Ph.D. na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Lecionou na PUC, na FGV, na UGF e na UFRJ entre 1966 e 1993, período em que se dedicou ao ensino e à pesquisa em psicologia, tendo sido eleito presidente de associações científicas nacionais e internacionais. Em 1982 foi eleito Fellow da Divisão 8 da APA (American Psychological Association). Foi vencedor do concurso para professor titular da UFRJ em 1987. Em 1993 foi contratado como professor titular da California State University em Fresno, EEUU. Foi eleito diretor do Departamento de Psicologia dessa universidade em 1996 e reeleito em 2000. Aposentou-se em 2013 e recebeu o título de professor emérito também nessa universidade. Em 2012 recebeu o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Universidade Federal da Paraíba. Durante sua carreira publicou 12 livros e mais de 120 artigos e monografias.

Eveline Maria Leal Assmar é doutora em Psicologia pela UFRJ e mestre em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas. Graduou-se em Sociologia pela PUC-Rio e em Psicologia pela UFRJ. Foi professora-titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Gama Filho. É autora de vários artigos publicados em revistas especializadas, nacionais e estrangeiras, concentrando seus trabalhos em Psicologia Social, especialmente nas áreas de justiça distributiva, atribuição de causalidade e crenças e valores.

Bernardo Jablonski foi doutor em Psicologia pela FGV-RJ e professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, autor de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados nas áreas de Psicologia Social, Família e Casamento e Papéis de Gênero. Também atuou na área de teatro e televisão (TV Globo). Faleceu em 2011.

TDAH: o que fazer e o que evitar: guia rápido para professores e professoras do Ensino Fundamental

Autora: Donatella Arcangeli

R$ 38,00

Já pensou em estratégias mais eficazes para lidar com uma criança com TDAH? Este livro oferece instruções específicas e “prontas para o uso” no enfrentamento, com sucesso, de 15 comportamentos/problemas típicos do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Sobre a autora:

Donatelllla Arcangeli é médica, neuropsiquiatra infantil e adolescente. Em sua atividade clínica e de formação de professores dedica-se principalmente à saúde mental em idade de desenvolvimento, com particular atenção às crianças com TDAH. Há anos ela se ocupa da formação de professores para funcionários de escolas em toda a província autônoma de Bolzano, fornecendo aos professores ferramentas de trabalho para a gestão de alunos com necessidades educacionais especiais ou com deficiência.