Folhinha Sagrado Coração de Jesus – 2020


Conheça nosso produto histórico, com mais de 80 anos de tradição. A Folhinha do Sagrado, ou simplesmente Folhinha, destaca-se por apresentar em sua estampa a imagem do Sagrado Coração de Jesus com a invocação: “Coração de Jesus, abençoai este lar!” e um bloco com calendário anual recheado de informações em 768 páginas destacáveis, que é encaixado na parte inferior da estampa.

História da Folhinha A Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, publicada pela Editora Vozes, é tradicional, e tê-la em casa, é costume passado de geração em geração há 80 anos. A publicação é a mais antiga da área no país. Em 1940, o Frei Inácio Hinte idealizou o projeto do Manual de Instrução Religiosa, voltado para os fiéis católicos, seguindo o programa de atuação para a difusão do culto do Sagrado Coração de Jesus, popular no catolicismo desde os tempos do Pe. José de Anchieta. Através da mobilização dos Frades Franciscanos, que espalharam revendedores em todas as partes do país, a Folhinha tornou-se conhecida nacionalmente.

A missão era propagar o produto como forma de evangelização. A primeira publicação, produzida em 1939, teve a tiragem inicial de 31 mil exemplares, tornando-se o “best-seller das paróquias”, com vendas que chegaram a 1 milhão de exemplares (edições de 1964 e 1965). Já a edição de 1982, atingiu a marca histórica de exatos 1.260.705 unidades. Com linguagem simples e direta, a obra traz informações para a família sobre diversos assuntos.

Na parte frontal de cada folha – que leva o singelo nome de “pagela” –, aparece a sinalização do dia, mês e ano, além da liturgia da missa com as leituras bíblicas, os santos do dia, as comemorações cívicas, um versículo bíblico, uma frase literária e a indicação diária da fase da lua, fornecida pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Mas o que realmente atrai o público são os textos breves no verso de cada pagela.

Neles se alternam comentários das leituras bíblicas dominicais e de solenidades litúrgicas, temas de religião, mensagens, orações, vida de santos, concurso bíblico mensal, reflexões sobre diversas áreas, datas comemorativas comentadas, cuidados com a saúde, dicas de cozinha e de economia doméstica, de agricultura, de pesca, com a lua mais apropriada, receitas culinárias e entretenimento, como piadas, curiosidades, passatempos, poesias e trovas. Enfim, uma diversidade de temas culturais e religiosos bem ao estilo de um almanaque popular.

Além do modelo tradicional, de parede, a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus é apresentada em outras três versões com o mesmo conteúdo: 1) Calendário do Sagrado Coração de Jesus – versão para mesa e ambiente de trabalho, com páginas destacáveis, contendo linhas para anotações; 2) Agenda do Sagrado Coração de Jesus – também com linhas para escrita; 3) aplicativo para smartphones de sistemas Android e IOS.

Adquira já a sua

Receba nossas novidades em seu e-mail

Newsletter
Topo