Contar histórias com maestria

Fabiano Moraes apresenta novas técnicas e vivências para contar histórias com maestria

Os contadores de histórias, educadores, bibliotecários e aficionados na arte de narrar têm motivo para celebrar! E a razão mais que especial é a publicação do livro Contar histórias com maestria: técnicas e vivências, de Fabiano Moraes.

Seu livro mais recente sobre a narração nasceu do curso Contando com arte, que ministrou por anos seguidos. Parte do programa das aulas já havia sido publicada em 2012 no livro Contar histórias: a arte de brincar com as palavras, considerado por alguns narradores “o bê-a-bá dos contadores de histórias”, usado por tantos outros como passaporte para ingressar nessa arte, reconhecido como importante referência sobre a arte de narrar, e citado em inúmeros livros, teses e cursos de contadores de histórias de todo o Brasil.

Dez anos depois de lançar essa importante publicação, o autor nos brinda com outras temáticas do curso. Seu novo livro complementa as técnicas e vivências apresentadas no anterior, mas de forma independente. Ou seja, não é necessário que se leia um para que se compreenda o outro, ou que se siga uma sequência de leitura, pois não se trata de uma continuidade. São obras complementares, que dialogam entre si. Ao falar de seus dois livros sobre a arte de contar histórias publicados pela Editora Vozes, Fabiano Moraes assegura: “Se você gostou de um, certamente vai se encantar com o outro”.

Contar histórias com maestria
Contar histórias com maestria

Estrutura do livro foi pensada para facilitar a compreensão e leitura

Dividido em duas partes compostas por onze capítulos cada, o livro Contar histórias com maestria apresenta: de um lado vivências e histórias para que se compreenda melhor o que se passa com o contador de histórias ao narrar; de outro lado aspectos musicais da palavra e técnicas vocais para se contar histórias com maestria.

Para que o narrador alcance uma interação mais ampla com a história e com o ouvinte, Fabiano Moraes defende a importância de que ele comece olhando para dentro. A primeira parte do livro, intitulada “Por onde começar”, indica esse caminho: iniciar pela busca por conhecer a si mesmo.

Para além das reflexões e histórias apresentadas, são propostas vivências para uma melhor compreensão dos processos de respiração, escuta, percepção e olhar, bem como dos sentidos, das sensações, da voz, dos sons e dos gestos. Ao fim da primeira parte do livro, são abordados os temas: transitoriedade de sentimentos e personagens, eliminação de vícios gestuais e de fala, e reinvenção de significados para usar objetos ao narrar.

Na segunda parte, “Preparar voz e corpo”, o autor inicia apresentando reflexões acerca do verbo “errar”, apontado não como o oposto de “acertar”, mas como o processo de percorrer, seguir adiante, tentar, buscar novos caminhos, afinar a prática artística. Em seguida, trata de aspectos da dinâmica vocal, sejam eles a intensidade, o andamento, a altura e a qualidade de voz. As abordagens técnicas são sempre acompanhadas de propostas de vivências. Na sequência, o professor destaca a relevância do silêncio, da projeção vocal e da clareza para a narração. Por fim, salienta a importância tanto do desenvolvimento da expressividade e da entoação na palavra falada, como da atenção ao ritmo e às figuras sonoras presentes na escrita.

Usando uma linguagem leve, clara, reflexiva e didática, Fabiano Moraes presenteia o leitor com um livro que reúne a força da ancestralidade e reflexões sobre a percepção de si no momento de contar histórias. Portanto, o convite está feito. Mas antes de seguir adiante, esteja pronto para escutar a sua própria voz saboreando seus sons e silêncios e permitindo-se embalar pelo seu ritmo e envolver-se na sua expressividade, iluminando a história com a luz de seu olhar refletida nos olhares dos ouvintes.

Adquira já


Fabiano Moraes é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), doutor em Educação, mestre em Linguística, graduado em Letras e Pedagogia, contador de histórias e escritor de livros técnicos para professores e livros de ficção para crianças e jovens, com títulos selecionados pelo PNBE/MEC, pelo Selo Cátedra 10, pelo Selo Estraladabão ou com indicação para o Prêmio Jabuti. Foi o primeiro colocado na categoria infantil e o segundo colocado na categoria juvenil do Prêmio Edebê de Literatura 2020. Publicou pela Vozes: Contar histórias: a arte de brincar com as palavras e O uso de textos na alfabetização: formação inicial e continuada. Idealizou o Portal Roda de Histórias (premiado pelo Ministério da Cultura [MinC]).

Site: www.fabianomoraes.com.br

Insta: @escritorfabianomoraes

YouTube: Fabiano Moraes