Coleção 10 lições: acessibilidade e didática para apresentar conceitos essenciais

O formato 10 lições foi pensado para apresentar, de forma acessível e didática, os conceitos essenciais dos pensadores selecionados. Assim, é uma coleção voltada para leitores que não possuem necessariamente um conhecimento prévio sobre tais pensadores, mas também para quem já teve esse contato, mas precisa de uma síntese, um panorama de seu pensamento.

Dos clássicos gregos a nomes atuais como Sloterdijk, a coleção tem como principal aposta os filósofos mas não está restrita a eles. Nos últimos anos, começamos a incluir pensadores de outras áreas, como a Política e a Sociologia, e esperamos com este trabalho poder oferecer aos leitores uma referência para os principais nomes das Ciências Humanas.

E, como parte essencial deste trabalho, temos o lançamento de número 33, o 10 lições sobre Kierkegaard, que vem preencher uma importante lacuna na coleção.

O professor Flamarion Tavares Leite, autor e coordenador da Coleção 10 lições, faleceu no último domingo, dia 20. Professor Flamarion, referência nacional em filosofia jurídica e um dos principais intelectuais da atualidade na Paraíba, era grande entusiasta da coleção.

“Falar da Coleção 10 lições neste momento é algo muito significativo. A coleção começou em 2007, a partir do livro 10 lições sobre Kant, escrito pelo professor Flamarion. Por onde passava, eventos nacionais e internacionais, apresentava com sua alegria marcante não somente seu livro sobre Kant, mas também os outros, nos quais sempre trabalhou de forma muito ativa”, conta a editora do catálogo cultural da Editora Vozes, Aline Carneiro.

A Editora Vozes se solidariza com os familiares e amigos e expressa a mais sincera condolência pela perda.

Conheça cada obra da Coleção 10 lições:

10 lições sobre Kierkegaard

Autor: Jonas Roos

R$ 15,80

Muitas das ideias centrais de Kierkegaard nascem a partir da reflexão sobre si mesmo, da reflexão sobre sua vida e experiências pessoais, dessa tentativa de, com a máxima honestidade, conhecer a si mesmo. É a partir desse pensar sobre si mesmo que ele escreverá sobre angústia, desespero, subjetividade, fé, paradoxo, existência, indivíduo etc., num modo de filosofar que procura unir experiência e conceito. Assim, partindo de sua existência particular, Kierkegaard desenvolve uma filosofia que descobre elementos universais da existência humana.

Sobre o autor:

Jonas Roos é professor no Departamento e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, na área de Filosofia da Religião. É licenciado em Filosofia (Unisinos), mestre e doutor em Teologia (IEPG/EST), com estágio pós-doutoral em Filosofia (Unisinos/CNPq). Foi pesquisador visitante no Søren Kierkegaard Research Centre, na Dinamarca, e junto à Howard and Edna Hong Kierkegaard Library – St. Olaf College, nos Estados Unidos. Publicou Razão e fé no pensamento de Søren Kierkegaard: o paradoxo e suas relações (Sinodal) e Tornar-se cristão: paradoxo e existência em Kierkegaard (LiberArs). Coordena o Grupo de Pesquisa Kierkegaard e Filosofia da Religião (PPCIR-UFJF).

10 lições sobre Adorno

Autores: Bruno Pucci, Antonio Zuin e Luiz Nabuco Lastoria

R$ 15,80

As 10 lições aqui apresentadas privilegiaram os temas mais salientes do conjunto da obra de Theodor W. Adorno: aspectos biográficos e da produção do filósofo, temas e pesquisas desenvolvidos no continente europeu, e, particularmente, durante o período do exílio norte-americano. Nelas encontram-se ainda considerações acerca do aspecto formal da relação sujeito-objeto, da dimensão ética decorrente dessa relação, da impossibilidade do poder autárquico do conceito, do conteúdo de verdade das obras artísticas.

Sobre os autores:

Antônio A.S. Zuin: professor-associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFSCar. Pesquisador CNPq 1 B. Assessor Fapesp. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação. Professor-visitante do Departamento de Educação da Universidade de York, Inglaterra. Autor de vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para: Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico (Cortez, 2012) e Escritos de Teoria Crítica e educação: contribuições do Brasil e Alemanha, organizado por Luiz A. Calmon Nabuco Lastória, Antônio A.S Zuin, Luiz Roberto Gomes e Andreas Gruschka (Nankin, 2015).

Bruno Pucci: professor titular da Unimep. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação – Unimep. Pesquisador do CNPq, nível 1B. Tem experiência de estudos e de orientação na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica e educação, Estética e educação, Novas tecnologias e educação, Educação a distância. Publicou inúmeros artigos em periódicos científicos qualificados, livros e capítulos de livros, com destaque para: Adorno: o poder educativo do pensamento crítico (Vozes) (em parceria com Antônio Zuin e Newton Ramos-de-Oliveira) e Teoria Crítica na Era Digital: desafios (Nankin) (organizado por Bruno Pucci, Renato Franco e Luiz Roberto Gomes).

Luiz A. Calmon Nabuco Lastória: doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou estágios pós-doutorais junto à J.W. Goethe Universität, Frankfurt am Main e junto à Universitat dês les Illes Balears, Palma de Mallorca. Atua como professor em regime de dedicação integral (RDI-DP) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Araraquara), junto ao Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras. Integra os programas de estudos pós-graduados em Educação Escolar e Educação Sexual. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica: tecnologia, cultura e formação (CNPq). Pesquisador-associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação (CNPq). Organizou e publicou várias obras, no Brasil e no exterior, com destaque
para as seguintes: Zur Lage der Bildung Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien (Varbara
Budrich, 2015); Psicologia sem ética? – Uma reflexão histórica e filosófica da Psicologia (Unimep, 2004); Experiência formativa e emancipação (Nankin, 2009).

10 lições sobre Bodin

Autor: Alberto Ribeiro G. de Barros

R$ 15,80

Este livro apresenta e explica o pensamento político e jurídico de Jean Bodin em 10 lições. O principal objetivo destas Lições é mostrar como este pensamento se estrutura. O ponto de partida é o primeiro texto publicado por Bodin, um discurso sobre a educação a ser dada aos jovens de uma República, no qual, ao defender a necessidade de uma sólida formação humanista para o estudo do direito, ele sintetizou os principais aspectos do ideário do humanismo jurídico.

Sobre o autor:

Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros é bacharel em Administração pela Fasp, bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH da USP, com pós-doutorado no Royal Holloway College da University of London. É professor de Ética e Filosofia Política da FFLCH da USP. Tem publicado artigos e ensaios sobre o pensamento político moderno e escreveu o livro A teoria da soberania de Jean Bodin. Nos últimos anos tem estudado as várias matrizes do pensamento republicano, e sua atual pesquisa é sobre o republicanismo inglês.

10 lições sobre Bourdieu

Autor: José Marciano Monteiro

R$ 15,80

Pierre Bourdieu é considerado um dos grandes pensadores de língua francesa e um dos mais importantes intelectuais do século XX, ladeado por Foucault, Derrida, Deleuze e Guattari. Estas 10 lições têm por objetivo apresentar de forma simples, porém sem perder o rigor analítico, as principais contribuições teóricas e conceituais desse pensador. O esforço realizado neste texto se traduz em apresentar um dos intelectuais contemporâneos que desenvolveu uma agenda de pesquisa sobre uma plêiade de objetos.

Sobre o autor:

José Marciano Monteiro é doutor em Ciências Sociais (UFCG). Professor adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CDSA). Coordenador do GT Família, Instituições e Poder na Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) e do Núcleo de Estudos sobre Elites, Famílias e Desigualdades (Nefade). Pesquisador do Núcleo de Estudos Paranaense (NEP-UFPR) e do Laboratório de Estudos de Cultura, Mídia e Política (Lecmipo). É autor do livro A política como negócio de família – Para uma sociologia política das elites e do poder político familiar (LiberArs), além de contribuir com artigos publicados em diversos livros e revistas no país.

10 lições sobre Carl Schmitt

Autor: Agassiz Almeida Filho

R$ 15,80

Estas dez lições sobre Carl Schmitt trazem ao leitor uma chave de leitura essencial para a compreensão de nosso mundo atual. As idéias de Carl Schmitt não nos apresentam as bases para o modelo de vida social que buscamos hoje, mas por sua vitalidade e alcance, seu pensamento tem sido novamente objeto de estudos nas últimas décadas como forma de evitar as armadilhas autoritárias que existem no longo trilhar da experiência democrática. Através das lições, é possível compreender como as idéias de Carl Schmitt tiveram impacto na época em que ele as desenvolveu e assim compreender melhor as sociedades atuais.

Sobre o autor:

Agassiz Almeida Filho possui Diploma de Estudios Avanzados na Universidad de Salamanca, onde também obteve o grau de Mestre e faz seu Doutoramento em Direito Constitucional; esteve em instância de investigação no Centre de Théorie et Analyse du Droit (Université de Paris Ouest-Nanterre, La Défense) em 2009; foi pesquisador-convidado do Centre d’Études et de Recherches de Science Administrative (Université Panthéon-Assas Paris II)em2010; é mestre em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade de Coimbra, em 2002; é tradutor de sete livros, autor e organizador de dezessete livros e de numerosos artigos e capítulos de obras coletivas sobre Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Teoria Política. Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba e Primeiro Vice-presidente do Cebesp – Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos.

10 lições sobre Foucalt

Autor: André Constantino Yazbek

R$ 15,80

Este livro propõe ao leitor uma apresentação introdutória à obra de Michel Foucault, centrada principalmente em sua arqueologia e genealogia. Uma apresentação que, sem prejuízo ao rigor exigido pelas investigações foucaultianas, procure tornar acessível ao público não especializado tanto o conjunto de problemas ao qual essa filosofia se remete quanto os instrumentos conceituais dos quais ela se serve.

Sobre o autor:

André Constantino Yazbek é mestre e doutor em Filosofia pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado parte de seu doutorado na École Normale Supérieure de Paris (ENS). Também possui um estágio de pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (ENS-Lyon). Dedica-se ao estudo das principais correntes da filosofia francesa contemporânea, com destaque para as obras de Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty e Michel Foucault. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia (GFL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PFI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

10 lições sobre Gadamer

Autor: Roberto S. Kahlmeyer-Mertens

R$ 15,80

Em 10 lições sobre Gadamer, o Prof. Kahlmeyer-Mertens, mais do que acesso facilitado às ideias de um pensador, busca conduzir o leitor ao horizonte interpretativo a partir do qual os temas da hermenêutica filosófica ganham voz. Ao publicar esse título, a Coleção 10 lições da Editora Vozes entrega ao público a primeira obra de introdução inteiramente dedicada a Gadamer escrita originalmente em português.

Sobre o autor:

Roberto S. Kahlmeyer-Mertens é doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj; professor-adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, na qual leciona e orienta dissertações e teses para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (mestrado e doutorado). Membro-associado da Sociedade Ibero-americana de Estudios Heideggerianos – Sieh, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Fenomenologia – SBF, dedica-se aos estudos de Heidegger desde o ano de 1995, assinando capítulos em coletâneas, além de inúmeros artigos publicados em revistas periódicas nacionais e internacionais. Entre seus principais livros estão: Linguagem e método (FGV, 2007); Heidegger & a educação (Autêntica, 2008) e 10 lições sobre Heidegger (Vozes, 2015).

10 lições sobre Hannah Arendt

Autor: Luciano Oliveira

R$ 15,80

Marcada pelo “choque” do fenômeno totalitário, a obra de Arendt contém, do princípio ao fim, uma exaltação e uma defesa vibrante das liberdades públicas. Nesse caminho, ela adota uma ideia de “esfera pública” que remonta a polis ateniense e produz algumas hipóteses desconcertantes, como a de que não é tarefa da política resolver a chamada “questão social”. Obra de introdução ao pensamento, este texto é muito oportuno tanto na graduação quanto nas últimas séries do ensino médio para quem almeja iniciar-se nos estudos superiores.

Sobre o autor:

Luciano Oliveira é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (onde nasceu), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor também em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris). Atualmente é professor de Sociologia Jurídica da Faculdade de Direito do Recife. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Do nunca mais ao eterno retorno: uma reflexão sobre a tortura (São Paulo: Brasiliense), O bruxo e o rabugento – Ensaios sobre Machado de Assis e Graciliano Ramos (Rio de Janeiro: Vieira & Lent) e O enigma da democracia – O pensamento de Claude Lefort (Piracicaba: Jacintha Editores).

10 lições sobre Hobbes

Autor: Fernando Magalhaes

R$ 15,80

O que o leitor verá ao longo dessas dez lições, é o esforço de um pensador que dedicou sua vida a uma tentativa de compreender e buscar alternativas ao estado de guerra vigente – o temor provocado pelas tensões políticas internas e externas – alternativas que conduzissem os Estados beligerantes à paz e à vida confortável. Difícil confirmar os prognósticos de Hobbes; seus erros e acertos, e não é essa a intenção desta obra. O que importa é que, entendendo a realidade de seu tempo, escrevendo para ela e “contra ela”, Hobbes conseguiu apreender as ideias de sua época e compreender os problemas que afligiam sua sociedade. Nossa época é fruto do que ele enxergou em seus primeiros momentos, e suas inquietações batem à nossa porta. Poderia algo ser mais atual e moderno?

Sobre o autor:

Fernando Magalhães fez doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de artigos e ensaios publicados em diversos periódicos nacionais, bem como capítulos de livros. Tem vários livros publicados, dos quais o último, em 2009, por esta mesma editora, intitula-se 10 lições sobre Marx. Foi coordenador do GT Ética e Cidadania, da Anpof, e coordenador local do Doutorado Integrado de Filosofia UFPE-UFPB-UFRN. Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) até 2011, ano em que se aposentou.

10 lições sobre Hume

Autor: Marconi Pequeno

R$ 15,80

O presente estudo atribui especial destaque à filosofia moral de Hume, demonstrando, ainda, o papel exercido pelas paixões na composição da conduta do indivíduo. Da mesma forma, vemos nele ressaltada a questão da justiça a partir da análise de sua origem, natureza e formas de expressão na sociedade. Seguindo ainda esta trilha, o autor apresenta a filosofia política de Hume colocando em evidência os seus elementos de base: a propriedade privada, o direito e o Estado.

Sobre o autor:

Marconi José Pimentel Pequeno é mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Filosofia pela Université de Strasbourg (França) e pós-doutor em Filosofia pela Université de Montréal (Canadá), onde lecionou durante dois semestres. O referido autor atua como professor de ética no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB. Além disso, é membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e do Comitê de Ética daquela instituição. Por fim, coordena o Grupo de Estudos sobre os Fundamentos Histórico-filosóficos dos Direitos Humanos e tem publicado trabalhos sobre ética, bioética, filosofia dos direitos humanos e filosofia das emoções.

10 lições sobre Kant

Autor: Flamarion Tavares Leite

R$ 15,80

O primeiro contato com uma obra filosófica é um importante momento na vida de cada leitor, por isso a compreensão desta linha de estudos é considerada complexa. Seguir passo a passo as lições para se compreender o autor e suas idéias pode ser um grande trunfo para a compreensão e um estímulo a mais para a leitura. Ética, crítica e liberdade são três dos pilares que sustentam as teorias de Kant e este livro relata tudo isso de forma simples, mas, ainda assim, profunda.

Sobre o autor:

Flamarion Tavares Leite é mestre em Filosofia, doutor em Direito pela PUC-SP e especialista em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal pela Universidade Técnica de Lisboa/UnB/Esaf, com estágio na União Europeia e no Ministério das Finanças de Portugal. Trabalha como professor de Filosofia do Direito, de Lógica Jurídica e de Teoria Geral do Direito nos cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades de Direito da Universidade Federal da Paraíba e do Centro Universitário de João Pessoa. Além disso, é membro do Instituto Brasileiro de Filosofia, do Colégio de Faculdades de Direito, da Sociedade Kant-Brasileira e tem publicado diversos trabalhos sobre temas kantianos.

10 lições sobre Leibniz

Autor: André Chagas F. de Souza

R$ 15,80

Este livro apresenta em 10 lições os principais temas abordados por Leibniz, um dos expoentes do período moderno da filosofia. Leibniz procurou conciliar as correntes filosóficas desenvolvidas pelos autores antigos e medievais com os progressos dos intelectuais do seu tempo. Esse modo eclético de refletir teve função importante para o desenvolvimento da sua filosofia, principalmente para a sua metafísica, tendo papel central em suas investigações de caráter prático impulsionadas pelas questões religiosas e políticas do seu tempo.

Sobre o autor:

André Chagas F. de Souza tornou-se doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), defendendo a tese intitulada Leibniz leitor da Ética de Aristóteles. Desenvolve pesquisas e trabalhos a respeito do período antigo e moderno da história da filosofia, com destaque para os pensamentos de Aristóteles, Descartes e Leibniz. É professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH-Ufla), onde ministra disciplinas de História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Moderna e Ética.

10 lições sobre Marx

Autor: Fernando Magalhaes

R$ 15,80

O presente livro conduz o leitor por um caminho nem sempre trilhado pelos admiradores de Marx. Ele aponta para aspectos de seu pensamento que muitas vezes permanecem na penumbra e, por isso mesmo, oferecem condições para as mais diversas e contraditórias interpretações. O autor se preocupa em demonstrar o valor da teoria de Marx para os dias atuais, defendendo a idéia de que a filosofia política e social de Marx ainda tem muito a nos ensinar, a despeito das mudanças sofridas pelo capitalismo nos últimos tempos.

Sobre o autor:

Fernando Magalhães fez doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de artigos e ensaios publicados em diversos periódicos nacionais, bem como capítulos de livros. Tem vários livros publicados, e pela Editora Vozes também publicou 10 lições sobre Hobbes. Foi coordenador do GT Ética e Cidadania (Anpof) e coordenador local do Doutorado Integrado de Filosofia (UFPE-UFPB-UFRN). Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) até 2011, ano em que se aposentou.

10 lições sobre Max Weber

Autor: Luciano Albino

R$15,80

Max Weber é considerado um dos principais pensadores modernos, cujo empenho intelectual, expresso em diversos trabalhos, demarca a formação da Sociologia como ciência. Mesmo escrita no início do século XX, sua obra apresenta profunda atualidade nas mais diversas áreas das questões contemporâneas sobre direito, economia, religião, cultura etc. Neste texto, em particular, são expostas e discutidas ideias de Weber, no intuito de mapear o que podemos chamar de dez lições fundamentais para a compreensão de sua monumental erudição.

Sobre o autor:

Luciano Albino é graduado em Ciências Sociais, possui mestrado e doutorado em Sociologia. É professor de Sociologia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba e desenvolve pesquisas na área do desenvolvimento regional, com destaque para o Nordeste.

10 lições sobre Nietzsche

Autor: João Evangelista Tude de Melo

R$ 65,00

Este livro visa oferecer ao leitor não especialista um pequeno apanhado conceitual do pensamento nietzscheano. Nesse sentido, seu objetivo é apresentar os temas centrais da Filosofia de Nietzsche distribuídos em 10 lições introdutórias. Cada uma delas versa sobre uma noção específica como, por exemplo: a morte de Deus, a vontade de potência e a doutrina do eterno retorno, buscando fornecer ao leitor um instrumental teórico que venha capacitá-lo a compreender as questões-chave de Nietzsche.

Sobre o autor:

João Evangelista Tude de Melo Neto é professor de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutorou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio na Universidade de Reims Champagne-Ardenne (França). É mestre e graduado em Filosofia pela UFPE. É bacharel em Comunicação Social pela UNICAP. Está vinculado ao Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e ao GIRN (Groupe International de Recherches Nietzscheènnes). Elaborou 12 verbetes do Dicionário Nietzsche do GEN.

10 lições sobre Rawls

Autor: Newton de Oliveira Lima

R$ 15,80

A obra do filósofo norte-americano John Rawls (1921-2002) é um marco na linhagem liberal, representa a tentativa de legitimar o Estado de Direito a partir do debate público acessível a todos. Estudar a filosofia de Rawls é um esforço de reflexão sobre a liberdade e a igualdade, construídas através da participação pública no debate político e jurídico, afastando a violência como ação política. Rawls concebeu a “razão pública” como via de acesso ao poder, ele foi uma voz a favor da liberdade e da tolerância em um mundo marcado pela intolerância. Sua obra é de um valor imprescindível para a defesa da liberdade dos povos e um convite para o cidadão refletir sobre sua responsabilidade com a política.

Sobre o autor:

Newton de Oliveira Lima: professor adjunto do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisa nas áreas de Filosofia do Direito, Filosofia Política e Filosofia dos Valores. Possui vários artigos científicos, capítulos de livros e quatro livros publicados: Romantismo e Neoclassicismo: liberdade versus formalismo na arte contemporânea; Teoria dos valores jurídicos: o neokantismo e o pensamento de Gustav Radbruch; Jurisdição constitucional e construção de direitos fundamentais no Brasil e nos Estados Unidos; O Estado de Direito em Kant e Kelsen (sua tese de doutorado em Filosofia).

10 lições sobre Rousseau

Autor: Rômulo de Araújo Lima

R$ 15,80

O objetivo destas lições consiste na abordagem crítica dos principais conceitos utilizados por Jean-Jaques Rousseau para analisar a origem, natureza e finalidade do Estado. Com linguagem simples e acessível, a obra destina-se também aos cursos de Ciência Política que ressentem-se da falta de manuais como este.

Sobre o autor:

Rômulo de Araújo Lima nasceu em Campina Grande, PB. Cursou Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba. É mestre em Sociologia e doutorou-se em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Foi professor de Sociologia e de Ciência Política, coordenou o Mestrado em Sociologia e o Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba, hoje Universidade Federal de Campina Grande. Foi editor das revistas Raízes, dos mestrados em Economia e Sociologia, Cadernos Brasil em Debate, do Departamento de Sociologia e Antropologia, e Grão, do Curso de Ciências Sociais. É professor do Curso de Relações Internacionais, da Universidade Estadual da Paraíba, e do Mestrado em História da Ciência, da mesma universidade. É autor de diversas obras e membro de inúmeras sociedades científicas, como a Anpuh e a SBHC.

10 lições sobre Santo Agostinho

Autor: Marcos Roberto Nunes Costa

R$ 15,80

É bem verdade que Santo Agostinho é um homem de seu tempo, preocupado com problemas de sua época e limitado aos níveis de soluções intelectuais próprios de seu meio. Por outro lado, Agostinho influenciou homens e instituições ao longo dos séculos. Suas reflexões sobre temas filosófico-teológicos, como a “Filosofia da História”, “Liberdade Humana” ou a “Problemática do Tempo” e a “Trindade” são até hoje indispensáveis para estudiosos desses assuntos. Por isso, essas 10 lições pretendem apresentar ao leitor o essencial da filosofia de Santo Agostinho.

Sobre o autor:

Marcos Roberto Nunes Costa, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia (2003-2011), é doutor em Filosofia pela PUCRS, com área de pesquisa em Filosofia Medieval, mais especificamente no pensamento de Santo Agostinho. Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Ufpe. Dentre os livros publicados destacam-se: Santo Agostinho: um gênio intelectual a serviço da fé (Edipucrs, 1999); O problema do mal na polêmica antimaniqueia de Santo Agostinho (Edipucrs, 2002); Maniqueísmo: história, filosofia e religião (Vozes, 2003); Manual para normatização de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses (Insaf, 1ª ed. 2003, 9ª ed. 2009) e Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho (Loyola, 2009).

10 lições sobre Scheler

Autor: Roberto S. Kahlmeyer-Mertens

R$ 15,80

Mesmo sob uma inspeção preliminar, a filosofia scheleriana se nos mostra empenhada em compreender rigorosamente e com evidência as essências e as conexões fundamentais dos fenômenos que se nos dão. Assim procedendo, o filósofo não se exime do diálogo com a tradição, do qual extrai elementos para pensar as vivências humanas, mas também o absoluto. É nesse sentido que indicamos a dupla vocação dessa filosofia: ela é, por um lado, pensamento do finito e da vida prática; por outro, um olhar perscrutador ao fundamento e ao modo como o humano participa do absoluto. É ainda nesse sentido que se afirma que a filosofia de Scheler segue do personalismo axiológico rumo à antropologia metafísica.

Sobre o autor:

Roberto S. Kahlmeyer-Mertens é doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj; atualmente é professor-adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, na qual leciona e orienta dissertações e teses para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (mestrado e doutorado). Professor-colaborador do mestrado em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Membro efetivo da Max Scheler Gesellschaft e da The Nordic Society for Phenomenology – NoSP, membro-associado da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos – Sieh, socioefetivo da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica – Affen, membro permanente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia – SBF. Dedica-se aos estudos de Heidegger desde o ano de 1995, assinando capítulos em coletâneas, além de inúmeros artigos publicados em revistas periódicas nacionais e internacionais. Entre seus principais livros estão: Linguagem e método (FGV, 2007); Heidegger & a educação (Autêntica, 2008); 10 lições sobre Heidegger (Vozes, 2015) e 10 lições sobre Gadamer (Vozes, 2017). É Editor-chefe e fundador da Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics.

10 lições sobre Schopenhauer

Autor: Fernando J.S. Monteiro

R$ 15,80

Nessas dez lições, busca-se demonstrar a existência de uma evolução no pensamento schopenhaureano, que revela um encadeamento no desenvolvimento dos conceitos. Como ponto de partida temos o conceito de mundo e a sua representação, a vontade como essência e a supressão desta mesma essência, o que envolve uma teoria do conhecimento e nos conduz a uma dimensão estética, objetivando mitigar os sofrimentos e dores do mundo. Segue-se o respeito à vida, e, ipso facto, a busca por liberdade. Como a liberdade é envolta em mistério, o pensador convida-nos a empreender uma odisséia reflexiva, até que nos aponta o modo pelo qual podemos erguer o ‘véu de Maya’, isto é, a ascese como solução final.

Sobre o autor:

Fernando José da Silva Monteiro é mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor de Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica, História do Direito e Metodologia no Instituto de Ensino Superior da Paraíba (Iesp) e na Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (Fesp Faculdades), onde também desempenha a função de coordenador-adjunto. Leciona Ética para cursos de MBA e pós-graduação no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Obra publicada: A propósito de Goethe, prêmio “Novos Autores Paraibanos”, versão 1998-1999, Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É avaliador do Inep/MEC e membro da International Law Association (ILA Brasil).

10 lições sobre Sloterdijk

Autor: Paulo Ghiraldelli Junior

R$ 15,80

Nesta obra o leitor encontrará 10 lições sobre o proprietário da filosofia mais original desse início de século XXI. Escapando do insolúvel problema da divisão entre cultura e natureza, história e biologia, Sloterdijk estabelece a noção de “antropotécnicas”, processos pelos quais o hominídeo se fez homem e o feto-placenta se faz bebê. A partir dessa antropologia que funciona como uma “narrativa fantástica”, o filósofo alemão estabelece uma série de consequências que vão da metafísica para a filosofia política, estética, ética, pedagogia, teoria da mídia e do design etc. Forma-se aí, então, um conjunto teórico inusitado e provocador.

Sobre o autor:

Paulo Ghiraldelli é filósofo, professor e escritor. Doutor em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela USP e em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP. Livre-docente e professor titular na Unesp. Pós-doutor pela Uerj, com o tema Corpo – Filosofia e Educação. Foi pesquisador nos Estados Unidos e na Nova Zelândia. Trabalha atualmente como diretor e pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (Cefa). É professor-pesquisador convidado de Filosofia na Faculdade Paulo VI (Mogi das Cruzes).

10 lições sobre Sócrates

Autor: Paulo Ghiraldelli Junior

R$ 15,80

Quem foi Sócrates? Sócrates foi o filósofo que nada escreveu. Ao menos, nada escreveu sobre filosofia e sobre si mesmo. Desse modo, podemos dizer que o Sócrates que conhecemos é, em certa medida, um personagem, ou vários. Os historiadores e helenistas tentam estabelecer o “Sócrates histórico”. Por sua vez, os filósofos tendem a se importar menos com essa tarefa, dando atenção para a doutrina de Sócrates presente nos textos dos que escreveram sobre ele, arredondando-a segundo suas conveniências próprias, e em especial tomando a obra monumental de Platão. Neste livro introdutório, você poderá conhecer melhor esse filósofo e suas ideias.

Sobre o autor:

Paulo Ghiraldelli é filósofo, professor e escritor. Doutor em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela USP e em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP. Livre-docente e professor titular na Unesp. Pós-doutor pela Uerj, com o tema Corpo – Filosofia e Educação. Foi pesquisador nos Estados Unidos e na Nova Zelândia. Trabalha atualmente como diretor e pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (Cefa). É professor-pesquisador convidado de Filosofia na Faculdade Paulo VI (Mogi das Cruzes).

10 lições sobre Wittgenstein

Autor: Gerson Francisco de Arruda Jun

R$ 15,80

Compreender Wittgenstein não é uma tarefa fácil, não só porque o escopo de sua filosofia é muito amplo, mas também porque as suas ideias exerceram uma forte influência sobre vários campos da filosofia e de outras áreas do saber humano. É, pois, com o intuito de minimizar a dificuldade dessa tarefa que as 10 lições aqui presentes objetivam expor, em seus traços essenciais, a filosofia de Wittgenstein, destacando os temas que mais significativamente marcaram cada uma das fases de seu pensamento.

Sobre o autor:

Gerson Francisco de Arruda Jun é licenciado e mestre em Filosofia, Gerson Francisco de Arruda Júnior está concluindo o seu doutorado em Filosofia da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente, ele é professor de Filosofia no Centro de Teologia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e na Faculdade de Teologia Integrada (Fatin). Interessa-se, de um modo geral, pelos temas da filosofia da linguagem, da lógica e da mente, e dedica-se, de um modo particular, ao estudo do pensamento de Wittgenstein.