Hermenêutica Bíblica
Por: Eliseu Wisniewski
David A. Holgate – subdiretor e professor de Teologia e Missão na Catedral de Manchester e Rachel Starr – diretora de estudos da Queen´s Foundation for Ecumenical Theological Educacion, em Birmingham são os autores da obra: Hermenêutica bíblica. A primeira edição deste livro foi preparada quando os referidos autores trabalhavam com professores e alunos do Southen Theological and Training Scheme e, desde então, o livro foi amplamente utilizado na educação teológica. Por convite do Student Christian Movement Holgate e Starr fizeram a revisão para uma segunda edição.
Oferecer boas estratégias interpretativas das Sagradas Escrituras é o escopo deste manual, ou seja, este livro estruturado em sete capítulos apresenta uma série de métodos críticos para capacitar o leitor a interpretar por conta própria as passagens bíblicas. Os autores salientam que ler a Bíblia de maneira correta exige compreender não só o que estamos lendo, mas também quem nós somos enquanto leitores.
Em suma, as páginas desta valiosa obra ressaltam a importância de: a) definir o objetivo de cada ato de interpretação bíblica, b) assim como avaliar se nossa meta/metas foram alcançadas, c) a consideração das questões literárias, históricas e da história, pôr a Bíblia em diálogo com urgentes questões sociais, políticas, culturais, teológicas, éticas contemporâneas.
Os autores observam que precisamos ter consciência da maneira como vemos o texto desta maneira -, atentos ao texto real que temos diante de nós, sendo diligentes em nossas tentativas de compreender o que ele realmente diz e não o que pensamos que ele diz. Frente a isso, Holgate e Starr salientam existir uma série de instrumentos exegéticos à nossa disposição pra ajudar-nos a fazê-lo em vista de que sejamos “intérpretes responsáveis”, sem eximir de responsabilidade o texto e nós mesmos, abertos ao texto e também a quem somos e que reconheçamos quando este diálogo convida a novas definições de nós mesmos, do mundo ou de nossas ideias/crenças, mais concretamente, devemos esperar que nosso encontro coerente com o texto nos mude para melhor.
Esta obra vem ao encontro de nossa caminhada eclesial. Se a Igreja é constantemente interpelada a dar oportunidade de acesso à Sagrada Escritura a todos e, se especialistas e servidores da Palavra, criativamente , são chamados a encontrar formas de acesso de todos à Palavra de Deus, as páginas desta obra comprovam que Palavra de Deus e ação missionária se complementam irrenunciavelmente, fazendo com que a Igreja, dentre suas preocupações missionárias, coloque a apresentação da Palavra de Deus e o auxílio à sua acolhida como parte indispensável da missão.
Eliseu Wisniewski é Presbítero da Congregação da Missão (padres vicentinos) Província do Sul e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!