Ética - Conceitos, fundamentos e aplicações contemporâneas
Por: Edgar Lyra e Leandro Chevitarese
O livro Ética – Conceitos, Fundamentos e Aplicações Contemporâneas é resultado de uma longa e diversificada experiência de ensino de ética. Começou como apostila elaborada para atender a cursos de especialização ministrados em cidades de todo o Brasil. Sua proposta inicial, preservada até a presente publicação, foi a de fornecer subsídios efetivamente filosóficos para pensar as prementes questões éticas contemporâneas, sem recair em hermetismos desnecessários. O livro pretende ser útil tanto academicamente, em cursos introdutórios, de graduação e interdisciplinares, quanto em empresas, na administração pública, no ordenamento jurídico e para pessoas simplesmente interessadas nos dilemas éticos do tempo presente.
A primeira parte da obra fornece ao leitor uma revisão compreensível e abrangente do campo da ética, avançando para além do desejo difuso de correção e conformidade com valores dominantes. A ética é então colocada em diálogo com suas vizinhanças comportamentais: a moral, o direito, a política, as práticas técnico-administrativas, as sensibilidades dominantes, as religiosidades, a educação. Responsabilizar-se por um mundo melhor vai além de cumprir regras morais. Exige reflexão sobre os diversos elementos que se entrelaçam e respondem, em cada comunidade, pela efetiva regulação das condutas dos seus integrantes, visando a torná-las efetivas e aperfeiçoá-las, sempre que necessário e possível.
Na segunda parte do livro reconstruímos a história filosófica das tentativas de sistematização dessa reflexão, e de sua remissão a fundamentos. Desde Sócrates, foram muitos os esforços de fundamentação da ética, elaborações que originaram as matrizes ainda hoje presentes nos vários campos da experiência humana ocidental, mesmo que mais recentemente venham sendo postas em questão por emergências éticas oriundas de outras tradições.
Fazendo uso dessas matrizes e indo além delas, discutimos no terceiro momento do livro questões prementes na cena contemporânea, como o assédio moral, os problemas ligados às diversidades sociais, étnico-raciais, de gênero, aos direitos humanos, e por aí afora. Nas duas seções seguintes desse momento, nos concentramos em dois temas muito centrais, de dimensões planetárias, que são, respectivamente, a hegemonia tecnológica e o problema climático-ambiental, questões que se entrelaçam de muitos modos e demandam lucidez, criatividade e despojamento para o seu efetivo enfrentamento.
A exploração dessas matrizes e âmbitos de problemas éticos são então aplicadas em casos concretos, por nós selecionados ao longo dos anos em que o livro foi escrito, oferecendo exemplos objetivos do emprego dos fundamentos éticos apresentados, tanto em situações singulares como em casos cotidianos presentes em diversas áreas. Por fim, reunimos no momento final um conjunto didático de passagens recortadas dos principais textos dos autores compreendidos no período da Grécia ao final da Modernidade. As matrizes contemporâneas foram apenas mencionadas nas seções temáticas e sinalizadas bibliograficamente. Seria de todo impossível ou inadequado proceder com elas do mesmo modo que com as matrizes clássicas.
Os clamores por ética são, enfim, onipresentes no mundo contemporâneo. Têm motivações diversas, como os dissensos político-ideológicos, a aceleração geral do ritmo da vida, as questões ambientais e o advento das novas inteligências artificiais.
Podemos, num sentido geral, justificando o acento contemporâneo do livro, propor que o mundo ficou ao mesmo tempo menor e povoado por homens e dispositivos mais poderosos, homens que desenvolveram tremendamente seus poderes de transformação das coisas ao seu redor, incluída a natureza e os outros homens. Mais do que nunca, tais poderes precisam ser canalizados para fins justificáveis, em outras palavras, para a construção de um mundo melhor em algum sentido: mais feliz, igualitário, livre, seguro, justo ou pacífico.
Este livro fornece, em suma, base histórico-filosófica ampla, sólida e compreensiva para uma melhor organização das questões reunidas sob a rubrica da ética.
Edgar Lyra é doutor em Filosofia, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio. Assessora a alta gestão da Universidade em questões estratégicas e de integridade. Seus estudos e pesquisas incluem: a formação de professores, as políticas públicas de educação e os desafios éticos trazidos pelo desenvolvimento tecnológico. Colabora com o mestrado profissionalizante do CEFET-RJ em Filosofia e Ensino.
Leandro Chevitarese é doutor e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, e mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo EICOS/UFRJ. É professor do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ, do Curso de Pós-Graduação em Filosofia da mesma universidade. É professor convidado do doutorado em administração da Coppead/UFRJ. Seus estudos direcionam-se para a fundamentação filosófica da ética e sua interface com as relações de poder e produção de subjetividade. Integra a Comissão de Ética Pública da UFRRJ.
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