Sobre o autor


C. G. Jung

Biografia:

Autor dos livros: Obra completa de Carl Gustav Jung e O livro vermelho

C.G. Jung nasceu em Kesswil, Suíça, em 1875. Formou-se em Medicina em 1900, na Universidade da Basileia. Foi assistente e depois colaborador de Eugen Bleuler na Clínica Psiquiátrica de Zurique. Foi colaborador próximo de Sigmund Freud, de quem afastou-se anos mais tarde. Teve uma brilhante carreira intelectual em cujos escritos se revela a grandeza de um dos mais influentes pensadores do século XX. Jung morreu em 1961, na cidade de Küsnacht, aos 85 anos.

“Os anos durante os quais me detive nessas imagens interiores constituíram a época mais importante da minha vida. Neles todas as coisas essenciais se decidiram. Foi então que tudo teve início e os detalhes posteriores foram apenas complementos e elucidações. Toda minha atividade ulterior consistiu em elaborar o que jorrava do inconsciente naqueles anos e que inicialmente me inundara: era a matéria-prima para a obra de uma vida inteira.”. São estas as palavras do psicólogo C.G. Jung escritas em 1957, referindo-se às décadas em que trabalhou no Livro Vermelho, de 1914 a 1930.

Embora sua existência fosse conhecida por mais de 80 anos, o Livro Vermelho nunca foi publicado nem tornado acessível ao amplo público dos alunos e seguidores de Jung. Nada menos que o livro central da obra de Jung, o livro está sendo publicado agora em edição fac-similar completa, com um ensaio contextual e notas do conhecido erudito junguiano Sonu Shamdasani. Será possível agora estudar o autoexperimento de Jung através de documentação primária e não de fantasias, fofocas e especulações, e compreender a gênese de sua obra posterior. Por quase um século, essa leitura simplesmente não foi possível e a vasta literatura sobre a vida e a obra de Jung não teve acesso a mais importante fonte documentária individual.

Esta publicação abre a possibilidade de uma nova era na compreensão da obra de Jung. Fornece uma abertura única para ver como ele recuperou sua alma e elaborou uma psicologia. É possivelmente a mais influente obra até hoje inédita na história da psicologia. Este fac-símile exato do Livro Vermelho revela não só uma mente extraordinária em ação, mas também a mão de um artista e calígrafo talentoso. Intercaladas entre mais de duzentas páginas graciosamente iluminadas, encontram-se quadros cujas influências vão desde a Europa, o Oriente Médio e o Extremo Oriente até a arte nativa do novo mundo. O Livro Vermelho, assim como os “Livros de Horas” artesanais da Idade Média, é algo único. Tanto em termos de seu lugar no desenvolvimento de Jung quanto como obra de arte, sua publicação é um marco divisório.

Livros do Autor

Receba nossas novidades em seu e-mail

Newsletter
Topo